Apesar do inverno ser a estação do ano com maior número de casos de gripe e resfriado, no verão essas infecções também ocorrem bastante. Algumas situações que costumam ocorrer nos períodos de tempo mais quente contribuem para abaixar a imunidade das pessoas, tornando-as vulneráveis à ação de vírus que provocam esses quadros.
Mudanças bruscas de temperatura no verão prejudicam a imunidade
“No verão é comum as pessoas usarem e abusarem dos ventiladores e ambientes climatizados com ar-condicionado. No calorão todo mundo busca um lugar bem fresquinho para se refrescar a consome muito produtos gelados. A mudança de ambientes é muito frequente, do frio para o abafado e vice-versa, e de forma abrupta”, aponta a alergista Roberta Rodrigues.
A especialista ressalta que esses não são fatores que causam diretamente os resfriados ou gripe. Eles são causados pelos diferentes vírus comuns no verão. “Todos esse fatores podem de alguma forma fragilizar o sistema imunológico e predispor a infecção pelos vírus respiratórios do resfriado e da gripe. Também fazem com que os alérgicos possam descompensar e facilitar a entrada dos vírus em circulação na mucosa respiratória inflamada, com diminuição da imunidade e consequente adoecimento.
Cuidar da imunidade no verão é a chave para evitar gripes e resfriados
Portanto, a proteção da imunidade é essencial para evitar gripes e resfriados no verão ou em qualquer época do ano. Para isso, basta adotar alguns cuidados simples no dia a dia. “Não é preciso passar calor, mas evitar abusos e exageros nas mudanças bruscas de temperaturas pode ajudar. A higienização do ventilador e ar-condicionado também é fundamental, assim como nos cuidarmos com a umidade do ar”.
A médica também indica a adoção de uma alimentação saudável, rica em nutrientes, para manter o sistema imunológico fortalecido e, assim, evitar gripes e resfriados no verão. Além disso, recomenda dormir bem, evitar o estresse, manter rotina de exercícios (no calor é preciso ter mais cuidados) e se hidratar bastante. “Também colaboram com a imunidade os cuidados com a exposição solar, proteção da pele em casos de alergia à picada de insetos e hábitos básicos de higiene, como um simples lavar de mãos”.
Foto: Shutterstock