search
    Título

    Garganta inflamada: devemos evitar ventilador ou ar-condicionado?

    Cuidados e Bem-estar
    Gripe e resfriado

    Por Dra. Isabela Oliveira Farinhaki

    12 de abril de 2017

    A garganta inflamada é um sintoma bastante incômodo de infecções causadas tanto por vírus quanto por bactérias. Durante a infância e a adolescência, é comum ouvir dos pais e avós para não ligar o ventilador ou o ar-condicionado, porque o uso desses aparelhos poderia piorar a dor. Mas, será que isso é verdade?

    Ventilador perto do rosto pode piorar dor de garganta. Ar-condicionado não é indicado


    Segundo a otorrinolaringologista Isabela Oliveira, em parte sim: “O uso de ventiladores pode ser prejudicial quando for direcionado diretamente para a pessoa com inflamação na garganta. Já se estiver direcionado para cima ou para a parede, o ventilador pode ser usado”. Por outro lado, o ar-condicionado não é recomendado. Além de ressecar o ar do ambiente, o eletrodoméstico abaixa muito a temperatura, o que atrapalha a defesa do organismo.

    O mesmo acontece ao consumir sorvetes ou bebidas geladas. Esses produtos, no entanto, afetam diretamente as defesas locais da mucosa da garganta, agindo de duas formas diferentes. “Eles provocam a contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o aporte de sangue para o local e dificultando a cura da inflamação e também alteram os batimentos dos cílios, que são microestruturas que movem as secreções normais e anormais do nosso sistema respiratório”.

    Sorvete e bebida gelada facilitam infecções na garganta


    As alterações causadas nesses mecanismos facilitam o desenvolvimento de infecções virais e bacterianas, como sinusites, bronquites e, em casos extremos, a broncopneumonia. Para que o sorvete não prejudique a garganta, Dra. Isabela recomenda que o consumo seja feito em alternância com um pouco de água em temperatura ambiente, evitando que a garganta fique gelada demais por muito tempo.

    Para aliviar a dor causada pela inflamação da garganta, a profissional diz que fazer gargarejos ou bochechos com vinagre ou limão não é aconselhado, já que o ácido prejudica a garganta. Entre as medidas caseiras, a otorrinolaringologista afirma que a melhor opção é o gargarejo de água morna com um pouco de sal. Além disso, as pastilhas e o própolis aliviam a dor, mas não tratam o problema e, por isso, é sempre importante procurar um médico para avaliar a causa das dores.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    garganta inflamada
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes