search
    Título

    O estresse pode enfraquecer a imunidade do organismo. Entenda!

    Baixa Imunidade
    Cuidados e Bem-estar

    Por Dr. Antonio Condino Neto

    30 de junho de 2016

    Rotina cansativa, trabalho preocupante, frustração na vida pessoal, medo do futuro e desconforto diante de situações do dia a dia. Esses e outros fatores acumulados podem causar o estresse, uma sensação que provoca diversas alterações no organismo, como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. O estresse é, na verdade, uma reação do organismo que se manifesta ao longo do tempo por causa de situações ameaçadoras.

    Como o estresse afeta o sistema imunológico

    De acordo com estudos científicos, o problema afeta o sistema imunológico e torna o corpo mais suscetível a doenças, mas segundo o imunologista Antonio Condino Neto, as causas ainda estão em investigação: “Uma bem conhecida é a exposição crônica ao excesso de cortisol e adrenalina, mediadores reconhecidamente ligados ao estresse, que inibem as células do sistema imune.”

    O cortisol é um hormônio que atua na inibição do sistema de defesa do organismo, além de estar relacionado a complicações cardiovasculares. Com o estresse constante, o corpo passa a produzi-lo em uma grande quantidade, fazendo com que o próprio organismo relaxe suas defesas. A consequência é a dificuldade de resposta do sistema imunológico.

    Medidas para acabar com o estresse

    Para reduzir o estresse e aumentar a proteção do corpo, é necessário procurar ajuda psicoterápica para tratar o problema e implementar uma série de mudanças de hábitos: “Dormir bem, evitar o consumo de cigarro, álcool e drogas, se alimentar equilibradamente e fazer atividades físicas”, indica o imunologista.

    Mas além do estresse, existem outros fatores psicológicos que podem prejudicar o sistema imunológico. “A clássica tríade dos tempos modernos: ansiedade, pânico e depressão”, afirma Condino Neto. Ele recomenda a busca por suporte médico, espiritual, religioso ou outro com o qual o paciente se identifique, para uma melhor qualidade de vida.

    Newsletter
    Tags
    estresse
    imunidade
    organismo
    rotina
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes