AchèAchè
search
Título

Picada de mosquito pode causar alergia na pele?

Dengue e Febre amarela

Por Dra. Daniela Moraes

19 de outubro de 2023

Dengue, zika e Chikungunya não são os únicos motivos que devem gerar preocupações quanto a picadas de mosquitos. Todo cuidado é pouco, já que a picada de insetos também pode provocar alergias na pele de intensidades diferentes em cada pessoa, desde casos mais leves até outros mais graves e que representam risco à vida.

Picadas de mosquito podem causar manchas, coceira e dor


De acordo com a dermatologista Daniela Moraes Souza Gorgulho, a alergia recebe o nome de prurigo estrófulo ou urticária papulosa. “É uma queixa comum no consultório dermatológico. O problema ocorre em pessoas suscetíveis, que apresentam uma resposta de hipersensibilidade do sistema imunológico aos antígenos presentes na saliva do inseto”, afirma a médica.  

Entre os sinais e sintomas estão dor, coceira, ardência, manchas, inchaço, lesões papulosas e a formação de crostas na pele. Nos casos mais leves e pouco sintomáticos, as lesões podem desaparecer espontaneamente, mas os dermatologistas costumam prescrever substâncias calmantes para aliviar a coceira e indicam a hidratação adequada da pele.
Entretanto, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas mais graves. “Em alguns casos raros, pode haver a presença de sintomas sistêmicos, como urticária, enjoos, dor abdominal, aceleração dos batimentos do coração, aumento da pressão arterial e falta de ar”, alerta a profissional. Nesses casos, o paciente deve ser levado imediatamente ao posto médico mais próximo, virado de lado durante o deslocamento para prevenir a aspiração de secreções para os pulmões.

Tratamento para alergia à picada de mosquito


Nos casos moderados, o dermatologista pode receitar substâncias anti-inflamatórias e antialérgicos tópicos, para passar sobre as lesões, e às vezes, sistêmicos, na forma de xaropes e comprimidos. Analgésicos podem ser necessários quando o paciente sentir dor. “A prevenção é feita com o uso regular de repelente nas áreas expostas e com roupas que cubram o corpo sempre que for a locais mais suscetíveis à picada de mosquitos”, recomenda Daniela. Não esquecer de eliminar focos de água parada é uma atitude que também ajuda a prevenir a dengue.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
alergias
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Não deixe a dengue te pegar: fique atento à sua atitude!

Você já deve ter ouvido que a dengue é uma doença febril aguda, de origem viral, transmitida pelo Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Ela pode se manifestar desde uma evolução benigna na forma clássica até uma evolução grave, quando se apresenta na maneira hemorrágica ou com complicações. Sabe-se que o Aedes aegypti é originário do Egito e vem […]

Artigos
A picada do Aedes aegypti gera alguma reação incomum na pele ou parece uma picada comum de mosquito?

Conhecido por ser o mosquito transmissor de doenças como a dengue e febre amarela, o Aedes aegypti não provoca nenhuma lesão ou irritação na pele com a sua picada, a qual costuma passar despercebida, sem causar coceira ou dor. Mais do que isso, o mosquito não dá nem sinal de que está por perto, já […]

Artigos
Febre chikungunya: Saiba quais são as características dessa doença grave transmitida por mosquitos!

A febre chikungunya é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome e transmitida pelas picadas das fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Isolado inicialmente ainda na década de 1950, na Tanzânia, um país africano, o vírus deu início a uma grande epidemia nas ilhas do Caribe no fim de 2013 e desde […]

Converse com um dos nossos atendentes