AchèAchè
    search
    Título

    O uso de gel e pomadas pode acelerar a queda de cabelo?

    Cabelo
    Pele e Beleza

    Por Dra. Carla Nogueira

    24 de setembro de 2021

    Existem alguns fatores que podem acelerar ou até causar a queda de cabelo. Estresse, doenças autoimunes, infecções, dermatites e, claro, os diversos tipos de calvície são alguns exemplos. Mas, será que o uso de gel e pomadas nos fios é outro motivo? Continue lendo esta matéria para descobrir. 

    Gel e pomada podem irritar couro cabeludo e causar perda de cabelo

     

    De acordo com a dermatologista Carla Nogueira, o uso de gel e pomadas pode prejudicar a saúde do couro cabeludo e dos fios, levando à perda capilar: “Géis e pomadas podem causar irritação no couro cabeludo, descamação e dermatite de contato. Esses casos podem estar relacionados à queda de cabelo por essas causas”.

    Outro problema causado pela aplicação de géis e pomadas é a obstrução dos pequenos buracos por onde saem os fios. É também desses orifícios que saem o sebo e outras substâncias produzidas pelas glândulas sebáceas. Mas, com a obstrução provocada pelo gel e pela pomada, este processo é prejudicado, o que reduz a saúde do cabelo, atrapalha o crescimento dos fios e leva à queda. 

    O que fazer para evitar a queda de cabelo?

     

    Segundo Dra. Carla, existem algumas atitudes importantes para evitar que a queda dos fios aconteça em um ritmo muito intenso. São elas: “Lavar o couro cabeludo, evitar resíduos de géis, pomadas e produtos que possam causar irritação e manter cuidados que sejam orientados para seu tipo de cabelo”. 

    A dermatologista ainda recomenda procurar um especialista para averiguar e tratar possíveis carências nutricionais e alterações hormonais, ao notar uma queda de cabelo excessiva. Uma alimentação não adequada, por exemplo, pode atrapalhar a chegada de nutrientes aos fios e prejudicar sua saúde, contribuindo para a perda capilar. 

    Foto: Getty Images

    Tags
    gel
    pomada
    queda de cabelo
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes