O cabelo necessita de uma nutrição adequada para estar em sua melhor forma, assim como a pele e demais órgãos do corpo. Um cabelo bem nutrido fica mais brilhoso, com fios mais fortes e cresce mais rápido também. A nutrição em questão pode ser feita tanto por meio da alimentação, quanto com o auxílio de produtos específicos para tal finalidade.
Nutrição adequada para saúde do cabelo
“Para que tenhamos fios saudáveis, é necessária uma alimentação rica em vitaminas e proteínas. Isso porque o próprio fio é composto por queratina (que é uma proteína), associado a diversos minerais. Portanto, uma alimentação rica em elementos como carne e soja, por exemplo, será muito benéfica nesse sentido”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Outros alimentos que também ajudam a nutrir o cabelo são: peixes, leite e derivados, cereais, ovo, cenoura, nozes, amendoim e gelatina. Além da queratina, também são importantes vitaminas e minerais, como zinco, ferro, ômega 3 e biotina. Portanto, é interessante que a alimentação seja bastante variada e equilibrada, contemplando todos esses nutrientes.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o cabelo é composto por queratinócitos (células que produzem queratina), “fabricados” pelos folículos pilosos. A maior parte do cabelo é composta por essas células cheias de queratina, responsáveis pela força e resistência dos fios. Já a camada mais externa da haste capilar (cutícula) atua como barreira protetora do fio, além de garantir textura, brilho e maciez.
Tratamento medicamentoso
Além da alimentação, a nutrição capilar pode ser feita por meio de suplementos desenvolvidos para agir com foco na raiz do cabelo. Ou seja, o medicamento estimula o couro cabeludo, nutrindo de forma avançada os fios desde a raiz. Esse tipo de produto auxilia não apenas o cabelo, mas também as unhas a ficarem mais fortes e saudáveis e crescerem mais rápido.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/conheca-os-cabelos/
Foto: Shutterstock