search
    Título

    Manter o cabelo limpo ajuda no tratamento da calvície?

    Uncategorized

    Por

    A calvície é uma condição marcada pela queda progressiva do cabelo, que pode ser percebida ao tomar banho, por exemplo. Nestes casos, como é comum ver uma grande quantidade de fios caindo durante o banho, algumas pessoas acreditam que lavar o cabelo é um hábito que pode favorecer a queda capilar, mas não é bem assim.

     

    Sujeira e oleosidade podem favorecer um dos tipos de calvície

     

    Na verdade, a limpeza do cabelo e do couro cabeludo até ajuda o tratamento de alguns tipos de calvície. “Deixar de lavar o cabelo não impede a queda dos fios. Pelo contrário, a má higiene leva ao acúmulo de oleosidade, que pode gerar dermatite seborreica, uma das causas da perda dos fios (eflúvio telógeno)”, afirma a dermatologista Marcela Benez.
    Segundo a médica, é importante limpar os fios com xampus neutros em dias alternados ou a cada dois dias. Já os homens, por terem o cabelo mais curto, em geral, podem lavar diariamente. “Evite o uso de condicionador na raiz do cabelo porque pode gerar ou piorar uma dermatite seborreica. Nestes casos, deve-se usar xampus próprios para o tratamento desta inflamação”, aconselha a especialista.

     

    Alimentação saudável ajuda a manter os cabelos protegidos

     

    Manter uma boa alimentação também está entre as recomendações da Dra. Marcela. Alimentos ricos em vitaminas e minerais são um dos mais importantes, já que são matérias-primas para a fabricação do cabelo. Outras medidas que podem ser citadas são manter os fios hidratados, evitar tracioná-los ao fazer um rabo de cavalo muito apertado e, ao se expor ao sol, proteger o cabelo com filtro solar apropriado e usar chapéus e bonés.
    No entanto, vale lembrar que o principal tipo de calvície é a alopecia androgenética, determinada geneticamente e diagnosticada principalmente nos homens. Para esta condição, o mais indicado é procurar um profissional para fazer o tratamento com medicações tópicas assim que os primeiros sinais forem percebidos.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes