Muitas pessoas acreditam e reproduzem a ideia de que lavar muito o cabelo contribui para que o mesmo caia. Contudo, isso está longe de ser verdade, segundo a dermatologista Daniela Aidar. “Lavar muito o cabelo, todo o dia, por exemplo, não aumenta a queda de cabelo. Isso é um mito”.
Limpeza diária do cabelo pode ser benéfica quando há muita caspa e oleosidade
A especialista explica que os fios que já se soltaram do couro cabeludo, mas que continuavam “presos” nos fios ao redor, caem, dando a impressão de que a lavagem aumentou a queda. “Na realidade, a maioria destes fios já não estava mais no couro cabeludo e a lavagem apenas ajudou a sua retirada”.
Em quem não tem o cabelo muito oleoso, especificamente, a lavagem excessiva pode ressecar os fios e trazer danos à estrutura capilar (o fio), com enfraquecimento e/ou quebra, mas sem causar alterações na raiz (bulbo) capilar. “Em contrapartida, quem tem fios oleosos ou dermatite seborreica (caspa) deve lavar com maior frequência, pois o acúmulo de oleosidade e caspa torna o couro mais suscetível à queda. Nesses casos, a lavagem diária é benéfica”.
Fatores que prejudicam a saúde do cabelo
A queda de cabelo é multifatorial, seja por carência de vitaminas, alterações metabólicas, condições genéticas ou doenças do próprio couro cabeludo. Todos apresentam uma queda fisiológica do cabelo, que varia entre 100 a 150 fios por dia. Por mais que pareça muito, essa quantidade não é nada em comparação aos 100 mil ou mais fios que há no couro cabeludo. “Ao notar aumento da queda ou áreas de rarefação, deve-se procurar sempre um médico dermatologista”.
Alguns produtos podem alterar a estrutura dos fios, mas ainda assim não causam a queda da raiz. O uso de químicas que alisam ou tinturas pode afinar ou alterar a estrutura capilar, tornando-a mais frágil e suscetível à quebra e/ou ressecamento. Secador ou chapinha também agem do mesmo modo, assim como o gel. “No caso deste último, caso a remoção não seja feita adequadamente todos os dias, os fios poderão se quebrar mais facilmente”.
Foto: Shutterstock