AchèAchè
search
Título

Calvície: oleosidade dos fios pode fazer o cabelo cair?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A oleosidade é um dos fatores que contribui para a queda de cabelo, tendo em vista que obstrui os poros do couro cabeludo, impedindo que a raiz do cabelo tenha uma nutrição adequada. A calvície, no entanto, se manifesta a partir da combinação de fatores distintos, então a oleosidade sozinha não é determinante para esse quadro.  

 

A relação entre oleosidade e calvície

 

Assim como a própria calvície, a oleosidade está associada à genética. Sua presença no couro cabeludo também é facilitada por outros fatores, como estresse, problemas hormonais e lavagem inadequada do cabelo. Como existem muitos fatores envolvidos, é fundamental procurar um dermatologista para que ele identifique a origem do problema e prescreva o tratamento adequado.  

“Sim, a oleosidade pode aumentar a queda de cabelo. Quando em excesso, a oleosidade facilita a proliferação de fungos, causando também coceira e descamação do couro cabeludo, o que prejudica os cabelos e os faz cair. Mas o tratamento é bem simples: basta manter o cabelo bem lavado”, afirma a dermatologista Cinthya Mora Basaglia.

 

Cuidados para controlar oleosidade e queda de cabelo

 

De acordo com a especialista, o ideal é lavar os cabelos dia sim dia não, para evitar a oleosidade excessiva e os fungos que fazem cair os cabelos. “Não adianta ficar dois, três dias sem lavar achando que o cabelo vai cair menos por isso, pois o que acontece é que a quantidade que cairia se você lavasse o cabelo dia sim, dia não, vai ficar acumulada. Aí, quando for lavar novamente, ele vai cair do mesmo jeito”.

Para controlar a oleosidade no cabelo e, consequentemente, a queda dos fios, deve-se apostar em alguns cuidados, com uso de produtos específicos para a situação. “Recomenda-se para quem tem cabelo oleoso usar shampoo antioleosidade e não passar condicionador na raiz. Já quando há descamação intensa (sinal de fungos), o tratamento deve ser feito com shampoo antifúngico”, recomenda a dermatologista.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Qual é a diferença entre varizes e vasinhos? Saiba identificar!

Dores, inchaço, formigamento e queimação nas pernas são os principais sintomas das varizes, dilatações das veias que atrapalham o fluxo sanguíneo. As varizes e os “vasinhos” são, essencialmente, o mesmo problema de saúde. A diferenciação é feita com base em apenas duas características. Saiba diferenciar as varizes dos “vasinhos” A principal diferença é o tamanho. […]

Artigos
Osteoporose tem cura? Médico responde!

A osteoporose é uma doença metabólica caracterizada pela perda da massa óssea e que costuma preocupar a partir dos 50 anos. É quando a diminuição da densidade mineral óssea começa a trazer riscos para o esqueleto e para o corpo como um todo. Isso ocorre principalmente nas mulheres após a menopausa, o grupo mais atingido […]

Artigos
Saúde do homem: veja a importância de consultar um médico periodicamente

É uma máxima popular dizer que as mulheres cuidam bem mais de sua saúde do que os homens. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, essa informação é verdadeira: entre 2018 e 2019, 82,3% das […]

Converse com um dos nossos atendentes