search
    Título

    Calvície: oleosidade dos fios pode fazer o cabelo cair?

    Uncategorized

    Por

    A oleosidade é um dos fatores que contribui para a queda de cabelo, tendo em vista que obstrui os poros do couro cabeludo, impedindo que a raiz do cabelo tenha uma nutrição adequada. A calvície, no entanto, se manifesta a partir da combinação de fatores distintos, então a oleosidade sozinha não é determinante para esse quadro.  

     

    A relação entre oleosidade e calvície

     

    Assim como a própria calvície, a oleosidade está associada à genética. Sua presença no couro cabeludo também é facilitada por outros fatores, como estresse, problemas hormonais e lavagem inadequada do cabelo. Como existem muitos fatores envolvidos, é fundamental procurar um dermatologista para que ele identifique a origem do problema e prescreva o tratamento adequado.  

    “Sim, a oleosidade pode aumentar a queda de cabelo. Quando em excesso, a oleosidade facilita a proliferação de fungos, causando também coceira e descamação do couro cabeludo, o que prejudica os cabelos e os faz cair. Mas o tratamento é bem simples: basta manter o cabelo bem lavado”, afirma a dermatologista Cinthya Mora Basaglia.

     

    Cuidados para controlar oleosidade e queda de cabelo

     

    De acordo com a especialista, o ideal é lavar os cabelos dia sim dia não, para evitar a oleosidade excessiva e os fungos que fazem cair os cabelos. “Não adianta ficar dois, três dias sem lavar achando que o cabelo vai cair menos por isso, pois o que acontece é que a quantidade que cairia se você lavasse o cabelo dia sim, dia não, vai ficar acumulada. Aí, quando for lavar novamente, ele vai cair do mesmo jeito”.

    Para controlar a oleosidade no cabelo e, consequentemente, a queda dos fios, deve-se apostar em alguns cuidados, com uso de produtos específicos para a situação. “Recomenda-se para quem tem cabelo oleoso usar shampoo antioleosidade e não passar condicionador na raiz. Já quando há descamação intensa (sinal de fungos), o tratamento deve ser feito com shampoo antifúngico”, recomenda a dermatologista.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes