AchèAchè
    search
    Título

    Como funciona o processo de crescimento do cabelo?

    Uncategorized

    Por

    O ciclo capilar pode ser dividido em três fases: anágena, catágena e telógena. Os fios de cabelo crescem a partir do folículo piloso e cada uma dessas etapas representa um estágio de crescimento diferente. Estima-se que durante toda a vida esse processo ocorra entre 20 e 25 vezes em cada folículo, que desenvolve um ciclo de crescimento do cabelo independente dos outros. 

    A fase anágena é a fase de crescimento, varia de 2 a 7 anos, durando em média 4 anos. É nessa fase que a raiz do fio está profunda e as células apresentam uma divisão intensa. A fase catágena é intermediária, tem uma duração de cerca de 3 semanas, a raiz se superficializa e há uma diminuição da divisão celular. O cabelo começa a cair no banho ou ao escovar na fase telógena. Ela leva cerca de 3 meses e é considerada uma fase de repouso, porque as células param de se dividir e o fio fica muito superficial. Após a queda, uma nova fase anágena se inicia.

    Produtos capilares podem atrapalhar o crescimento do cabelo?


    A dermatologista Ana Caroline Barreto afirma que produtos para o cabelo não atrapalham esse processo. “
    Não há evidência científica de que ocorra uma alteração do crescimento capilar levando a queda de cabelo com uso de produtos cosméticos capilares, uma vez que estes produtos atingem somente a parte do fio que fica para fora do couro cabeludo”, explica.

    Apesar disso, Dra. Ana Caroline atenta para os procedimentos capilares que podem levar a quebra do cabelo, como tinturas, luzes e alisamento. Nesses casos, os fios continuam crescendo, mas como eles tendem a quebrar muito e as pontas ficam danificadas, o indivíduo pode não perceber este crescimento.

    Como garantir o crescimento saudável dos fios


    Alguns produtos capilares, por outro lado, contêm substâncias que podem
    melhorar a circulação do couro cabeludo e favorecer o crescimento dos fios. “Usar produtos apropriados no cuidado da haste capilar mantém os fios com aspecto saudável e previne a quebra do cabelo”, recomenda a médica. Também é essencial a limpeza adequada, com shampoos específicos, para controlar a oleosidade da raiz e contribuir para um cabelo saudável e ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes como vitaminas e proteínas, fundamentais para a saúde capilar e do corpo.

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes