Quais nutrientes são importantes para o crescimento saudável do cabelo?


  • +A
  • -A

A saúde do cabelo depende da presença de diversos nutrientes, necessários para que os fios se mantenham fortalecidos e cresçam com maior rapidez. As vitaminas e os minerais importantes neste sentido podem ser obtidas tanto por meio da alimentação quanto pelo uso de suplementos indicados por um médico especialista. 

Principais nutrientes para o crescimento saudável do cabelo


“Para melhorar as propriedades de resistência da fibra capilar,
os nutrientes mais importantes e indicados são: ácido fólico, biotina, vitaminas do complexo B (B1,B2, B3, B5, B6, B12), A, E e C, além de ferro, magnésio e zinco dentre os minerais”, informa a dermatologista Juliana Fonte de Souza. 

Segundo a especialista, as principais vitaminas relacionadas à saúde dos cabelos são as vitaminas do complexo B. Elas atuam como cofatores enzimáticos na síntese de queratina. “A carência dessas vitaminas pode desencadear ou piorar quadros seborreicos, com inflamação no couro cabeludo”, afirma a médica.

Já entre os minerais, as deficiências de ferro e zinco são as destacadas pela dermatologista – por mais que o cobre também seja um mineral importante para a saúde do cabelo. “Mesmo que a deficiência de ferro e zinco seja subclínica, sem outros sintomas associados, pode levar a alterações do aproveitamento de aminoácidos essenciais à síntese do fio”, explica Fonte.

Principais fontes dos nutrientes importantes para a saúde do cabelo

Como os nutrientes importantes para a saúde capilar são muito variados, o consumo deles por meio da alimentação exige uma dieta bastante ampla. Portanto, peixe, carnes vermelhas, ovos, leite e derivados, frutas (especialmente as cítricas), legumes diversos e grãos são indicados. O consumo desses nutrientes via suplementos é outra opção, mas desde que indicado pelo especialista. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais nutrientes são importantes para o crescimento saudável do cabelo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.