search
Título

Alterações hormonais podem influenciar na manifestação da calvície?

Cabelo
Pele e Beleza

19 de outubro de 2023

A maior parte dos casos de calvície nos homens é causada pela genética. Esse tipo do problema recebe o nome de alopecia androgenética. Entretanto, isso não significa que outros fatores não possam influenciar o desenvolvimento da calvície ou intensificar a queda de cabelo. Entre esses fatores, é importante mencionar as alterações hormonais.

Alterações hormonais podem atrapalhar crescimento do cabelo


De acordo com a dermatologista Bruna Fanton Gallo, mudanças nos níveis de hormônios no corpo podem influenciar a
calvície. Mas, ela faz uma ressalva: “A maioria dos homens com calvície não apresenta essas alterações hormonais. A ação aumentada da testosterona e da dihidrotestosterona é local, no folículo capilar”. 
A especialista explica que o aumento na circulação de testosterona pelo organismo provoca a chamada miniaturização do fio, que nada mais é que a diminuição do tamanho dos fios. “Não se sabe até hoje exatamente o que causa essa ação aumentada da testosterona, mas a principal hipótese é a genética”, informa a médica.  
Entre os casos em que há relação entre mudanças hormonais e a calvície, Dra. Bruna destaca os pacientes predispostos ao problema e que fazem uso de esteroides anabolizantes, drogas derivadas da testosterona e que são utilizadas para aumentar a massa muscular. Como consequência a esse uso, há uma piora na queda de cabelo. 

Como é feito o tratamento da calvície?


A queda intensa dos fios é notada, inicialmente, no topo da cabeça e
nas entradas, se espalhando para outras áreas com o tempo. Para freá-la, é importante procurar um médico para resolver a alteração hormonal e iniciar o tratamento. “O tratamento padrão ouro da calvície masculina consiste no uso de medicações tópicas e orais, que agem de diferentes formas no folículo para impedir a progressão do quadro e para aumentar a densidade dos fios”, afirma a dermatologista. 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais fatores do estilo de vida podem contribuir para a calvície?

A forma mais conhecida da calvície é a alopecia androgenética. Entretanto, segundo a dermatologista Ana Lucia Recio, o problema não é influenciado pelo estilo de vida do paciente: “A princípio, a alopecia androgenética é uma condição geneticamente determinada e sua aparição e evolução relacionam-se com a expressividade genética de cada indivíduo”. Queda de cabelo pode […]

Artigos
Coceira no couro cabeludo pode ser um sinal de calvície?

O novo coronavírus | COVID-19 é uma realidade no Brasil. Para controlar sua dispersão, é importante ficar atento aos fatores de risco, sintomas e formas de prevenção.  Alguns grupos precisam de uma atenção especial, como os idosos, pacientes com diabetes e problemas cardiovasculares e pacientes com doenças respiratórias crônicas, como asma, bronquite crônica e | […]

Artigos
Quais são as principais causas para a queda de cabelo?

A queda de cabelo ocorre por diversos motivos e pode ser dividida em dois tipos: a alopécia androgenética, que nada mais é do que a calvície, e o eflúvio telógeno, que é a queda ocasional dos cabelos relacionada a outras causas. Vale ressaltar que, apesar de ser mais comum em homens, a calvície também pode […]

Converse com um dos nossos atendentes