AchèAchè
search
Título

Maio é o mês de combate à asma: conheça as principais dicas para controlar a doença

Asma e Bronquite
Sintomas

Por Dra. Tessa Rachel Tranquillini Gonçalves

19 de outubro de 2023

A asma é uma doença crônica que afeta a saúde das vias aéreas e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), seus principais sintomas são falta de ar, tosse, chiado e sensação de aperto no peito. Como maio é o mês do combate à asma e pensando em ajudar pessoas asmáticas a conviverem melhor com a doença, o Cuidados Pela Vida conversou com a imunologista Tessa Rachel Tranquillini Gonçalves, que ensinou algumas dicas importantes para controlar as manifestações desse problema. Confira!

Qual é a importância do tratamento da asma para o paciente?

 

Quem tem asma não pode ignorar a existência da doença. É muito importante manter o tratamento com um médico especialista para o controle dos sintomas da asma. “Dessa forma, o paciente pode exercer todas as suas atividades do cotidiano, inclusive esportes de alto rendimento, sem se preocupar com as crises”, afirma Dra. Tessa.
A imunologista, membro do Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), garante que uma pessoa com a asma controlada consegue levar uma vida normal, com noites tranquilas de sono e sem tossir, e ainda praticar exercícios físicos. “Ela também tem uma melhora na qualidade de vida, diminuindo as hospitalizações, faltas ao trabalho e à escola”, informa a médica. 

Quais são as principais medidas para controlar a asma?

 

Dra. Tessa indica as principais medidas para controlar a doença:
– uso correto da medicação profilática;
– adesão ao tratamento da asma;
acompanhamento com médico especialista de forma regular.
“É importante saber que, ao longo do tempo, a gravidade da asma pode variar e, assim, a necessidade do acompanhamento regular pode aumentar ou diminuir os steps de tratamento (uso de medicações). Evitar exposição ao seu desencadeante, que acaba variando de pessoa para pessoa,” também é uma medida indicada pela especialista. Os causadores de crises mais comuns entre os asmáticos são: ácaros, poluição, exposição à fumaça do cigarro, mofo, bolor, pelos de gatos e de cachorro, pólen e mudanças no clima.
Sendo assim, para manter o controle da asma, também é fundamental manter o ambiente livre de pó, arejado, fazer o uso de capa antiácaros em colchões e travesseiros e retirar tapetes e cortinas que acumulam poeira.

O que pode atrapalhar o controle da asma no dia a dia?


A asma é uma doença respiratória que precisa ser levada muito a sério para evitar todas as suas complicações. Por isso, a imunologista faz o alerta do que pode atrapalhar no controle dessa condição no dia a dia:

– Usar medicação somente nos momentos de crises;
não ter um acompanhamento médico regular;
– ser exposto ao fator desencadeante do problema.
Siga a terapia corretamente e tenha uma vida mais saudável com a asma sob controle. 

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes