Cuidar da saúde dos ossos é muito importante para o bom funcionamento de todo o corpo. No entanto, existem algumas doenças que prejudicam as estruturas ósseas e que acabam impactando negativamente a qualidade de vida. Entre elas estão a osteoporose e a osteoartrite, problemas que costumam afetar indivíduos, principalmente, na terceira idade.
Osteoporose e osteoartrite são doenças muito diferentes
Apesar de afetarem o sistema musculoesquelético, não é possível confundir as duas doenças: “Mesmo com nomes similares, uma não tem qualquer relação com a outra. A osteoartrite é a doença que leva à degeneração da articulação e a osteoporose é o enfraquecimento do osso por falta de estrutura óssea, decorrente de algumas carências”, diferencia o ortopedista Gustavo Dalla.
Além disso, a osteoartrite e a osteoporose nem mesmo causam os mesmos sintomas. “A osteoartrite provoca dor intensa na articulação e, por vezes, uma radiografia simples já fecha o diagnóstico”, explica o profissional. A doença também pode gerar vermelhidão e inchaço na área afetada, reduzindo a movimentação do corpo.
Osteoporose não costuma provocar sintomas
Já a osteoporose é considerada uma doença silenciosa. Ou seja, ela dificilmente produz sintomas. Em boa parte dos casos, seu primeiro sintoma é a ocorrência de uma fratura óssea, em decorrência do enfraquecimento do osso. O diagnóstico bem inicial, por meio do exame conhecido como densitometria óssea, ajuda a prevenir as fraturas.
O tratamento das doenças também é diferente. “O tratamento da osteoartrite depende do grau de acometimento e visa melhorar a dor articular. Já o da osteoporose visa melhorar a qualidade óssea e, para isso, utilizamos alguns medicamentos e reposição de substâncias que estão em carência e iniciamos uma atividade física”, afirma Dalla.
Foto: Shutterstock