AchèAchè
search
Título

Dia dos Namorados: terminar um relacionamento pode ser um gatilho para depressão?

Depressão

Por Dr. Gustavo de Carvalho Araujo

19 de outubro de 2023

A depressão é uma das doenças mentais mais frequentemente diagnosticadas no Brasil e é caracterizada por forte tristeza, desânimo, insegurança e até por problemas para dormir. Diversos fatores podem funcionar como gatilhos para o desenvolvimento do transtorno, incluindo o fim de um relacionamento.

Fim de namoro pode facilitar surgimento de sintomas da depressão

“A perda de um relacionamento, emprego, casamento ou algum evento traumático que abale o estado emocional de uma pessoa é chamado de transtorno de adaptação. Dentro deste transtorno, a pessoa pode evoluir com sintomas depressivos, ansiosos ou ambas apresentações”, afirma o psiquiatra Gustavo de Carvalho Araujo. Durante o Dia dos Namorados, estes sintomas podem ser mais intensos, já que é uma data onde muitos casais estão comemorando o relacionamento.

De acordo com o especialista, essa reação é uma espécie de luto e cada pessoa terá um tipo de resposta para o momento que está vivendo. “Não existe uma receita de bolo para passar por essas fases sem ter lembranças, saudades e sofrimento. Porém, cada um tem seu ‘recurso interno’, também chamado de resiliência”, diz o médico.

Consumo excessivo de álcool também é gatilho para depressão

Quanto mais resiliente uma pessoa for, mais adaptada às condições do dia a dia e menos desconforto ela terá com o término de um namoro. Nestes casos, o sentimento de tristeza permanece durante alguns dias, mas logo passa. Entretanto, os mais vulneráveis, ou seja, menos resilientes, sofrerão mais e estarão mais suscetíveis a desenvolver um quadro de depressão, com sintomas persistentes.

Dependendo da condição dos sintomas, é importante procurar ajuda de um especialista, que será capaz de avaliar a necessidade de tratamento com remédios e terapias. Há ainda outros fatores que podem se somar ao fim de um namoro ou de um casamento e facilitar o surgimento da depressão, como a genética, o estresse, mudanças hormonais e abuso de álcool, cigarro e outras drogas.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
depressão
psicologico
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Depressão: como fazer para o término de um relacionamento não te abalar?

O término de um relacionamento, seja ele namoro ou até mesmo um casamento, normalmente gera sentimentos de tristeza e frustração nas pessoas envolvidas, podendo, em alguns casos, desenvolver até mesmo uma depressão. Quando este caso mais sério ocorre, diz-se que o término funciona como um “gatilho” para “despertar” os sintomas depressivos no indivíduo. Para evitar […]

Artigos
Por que a depressão causa alterações no apetite dos pacientes?

A depressão é uma doença psiquiátrica que atinge mais de 264 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Além dos sintomas psíquicos, a doença também pode causar mudanças no ritmo biológico, com alterações no sono e até mesmo no apetite. Mudanças no apetite e variações de peso podem ser […]

Artigos
Dores espalhadas pelo corpo pode ser um sintoma físico da depressão?

Sentir dores pelo corpo não necessariamente indica um quadro de depressão, pois tal sensação não se encaixa dentro dos sintomas da doença. Contudo, pacientes depressivos tendem a ser mais suscetíveis à dor física, então esta manifestação pode sim estar relacionada ao transtorno, desde que os sinais tradicionais da depressão também estejam presentes.   Dor e depressão […]

Converse com um dos nossos atendentes