search
    Título

    Sintomas da depressão: doença pode causar insônia ou outros distúrbios?

    Uncategorized

    Por

    A depressão, classificada como o mal do século, é um distúrbio psiquiátrico frequentemente associado a um estado de tristeza profunda. No entanto, a doença não se resume somente a esse sentimento, mas envolve uma série de outros sintomas físicos e psicológicos, que variam de intensidade de acordo com o caso.

    Pacientes depressivos também sentem raiva e aumento do apetite

    “Além da tristeza, a depressão também pode causar irritabilidade, agressividade, aumento do apetite e dificuldades de concentração”, afirma a psiquiatra Érika de Mendonça Morais. A especialista explica ainda que a tristeza na maior parte dos dias e a perda de prazer ao realizar atividades são sintomas essenciais para o diagnóstico da depressão.
    Os casos mais graves requerem muita atenção, já que pacientes com depressão profunda podem apresentar ideias e planos suicidas, além de sintomas psicóticos, como delírios e alucinações. Nesses casos, é necessário que o depressivo esteja constantemente vigiado para sua segurança e para que haja uma garantia de que ele está seguindo o tratamento.

    A insônia é comum em pacientes com depressão

    Outro problema causado pela doença e que não está associado à tristeza são alterações no sono. “A insônia é um sintoma comum da depressão. Neste caso, o tratamento pode ser feito com antidepressivos com efeito mais sedativo, mas também podem ser necessárias medicações mais específicas para dormir”, explica a especialista.
    Em qualquer caso e independentemente dos sintomas apresentados pelos pacientes depressivos, o apoio familiar é sempre imprescindível para o sucesso do tratamento. É preciso que a família saiba que a depressão é uma doença grave e que o indivíduo deve estar sempre cercado de pessoas que incentivem a busca por tratamento e o respeito às medidas prescritas, como medicações e sessões de psicoterapia.
    (Foto: Shutterstock)

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes