AchèAchè
    search
    Título

    Ataque cardíaco em jovens: por que ele acontece? Como evitar?

    Uncategorized

    Por

    Um infarto do miocárdio, também chamado de ataque cardíaco, nada mais é que a morte de parte do músculo do coração. Embora seja mais comum em pessoas com mais de 40 anos, um ataque cardíaco em jovens também pode acontecer. Neste texto, explicamos os motivos e damos as dicas mais importantes para evitar um infarto. Confira!

    Vários fatores podem provocar ataque cardíaco em jovens

    Esse problema cardiovascular acontece devido à interrupção do fluxo sanguíneo, impedindo que sangue e nutrientes cheguem ao coração, causando a morte das células de uma região do músculo cardíaco. A interrupção, por sua vez, é provocada pelo acúmulo de placas de gordura ou um coágulo na corrente sanguínea, na maior parte dos casos.

    A cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto detalha as complicações que podem causar um ataque cardíaco em jovens: “Pode acontecer devido ao tabagismo, uso de drogas, diabetes, obesidade, hipertensão ou predisposição genética de infarto precoce. Algumas pessoas têm colesterol muito alto devido a uma doença genética e, por isso, também podem ter infarto mais cedo”. 

    Um ataque cardíaco em jovens é mais perigoso? Por quê?

    Você sabia que um infarto costuma ser mais perigoso quando acontece numa pessoa jovem? Pode parecer difícil de acreditar, mas é verdade. “O infarto num jovem pode ser fatal pois ele não possui a rede de circulação colateral que os idosos possuem. Quando uma artéria é entupida no coração jovem, grande parte do músculo cardíaco é comprometida pela ausência desses vasos colaterais que auxiliam no suprimento sanguíneo”, explica a médica. 

    Para evitar um infarto nessa idade, é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis, com o objetivo de melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular e a saúde de todo o corpo. Dra. Ana Catarina dá algumas dicas: “Deve-se fazer atividade física, evitar obesidade, não fumar e fazer um check-up para verificar a pressão arterial, os níveis de colesterol e de açúcar no sangue”. 

    Quer saber mais sobre o ataque cardíaco? Não deixe de conferir nossa matéria sobre os sintomas de infarto!

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes