search
Título

De quanto em quanto tempo é preciso medir a pressão arterial?

Uncategorized

Por

A hipertensão é uma doença crônica que favorece uma série de complicações, como infartos e AVCs, e, por isso, deve ser acompanhada com regularidade por um cardiologista, que é capaz de avaliar a eficácia do tratamento e a evolução do quadro. Uma das etapas mais importantes das consultas médicas é a medição da pressão arterial.

Hipertenso deve medir a pressão a cada consulta médica


O ideal é que as idas ao consultório sejam feitas a cada três ou seis meses, dependendo se a doença estiver controlada. “Para os hipertensos, as avaliações nas consultas de rotina são suficientes, salvo quando os médicos solicitarem para que a
pressão arterial seja vista em domicílio“, afirma a cardiologista Caroline Nagano. Este pedido pode ocorrer quando o tratamento do paciente muda, seja com o uso de novo medicamento ou com uma nova dosagem.
Por outro lado, medir a pressão arterial não deve ser uma atitude exclusiva de quem já recebeu o diagnóstico da hipertensão arterial. A orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologista é que a aferição seja feita anualmente, de forma preventiva, o que vale especialmente para quem tem fatores de risco, como obesidade e tabagismo. Caso os valores estejam acima do recomendado, a pressão deve ser avaliada novamente, mas em outra ocasião.

Paciente não deve se automedicar depois de aferir a pressão arterial


De acordo com a profissional, é comum pacientes pegarem medicamentos de vizinhos e familiares porque a pressão arterial estava alta em uma medida, sem verificar o que está por trás desse aumento. “
A pressão varia durante o dia devido alguns fatores, como dor, ansiedade, estresse e uso de alguns medicamentos. Isto é considerado normal, não significa que a pessoa tem pressão alta e, tomando a medicação, pode até fazer baixar demais”, alerta a especialista.

De uma maneira geral, a pressão arterial normal permanece em volta de 120×80 mmHg, enquanto a de hipertensos fica acima de 140×90 mmHg. O paciente pode medir a própria pressão arterial em casa com seu aparelho, caso saiba manuseá-lo e caso esteja calibrado corretamente, conforme as orientações encontradas no manual do fabricante.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes