A hipertensão pode afetar outros órgãos além do coração?

  • +A
  • -A

A pressão alta ou hipertensão é uma doença crônica (sem cura) que atinge um grande número de pessoas ao redor do mundo. O quadro é frequentemente associado a doenças cardíacas, mas também pode atingir outros órgãos além do coração. Tais complicações reforçam ainda mais a importância de adotar o tratamento adequado para controle do quadro. 

Complicações da hipertensão


“A
hipertensão arterial sistêmica pode afetar outros órgãos além do coração. A doença costuma afetar os vasos sanguíneos, o que enrijece a parede das artérias; afeta também o coração, fazendo com que ele trabalhe em sobrecarga e hipertrofia-se; o cérebro, podendo haver rompimento das artérias cerebrais; os rins, danificando os glomérulos, que são capilares onda há a filtração do sangue; os olhos, danificando a irrigação da retina; dentre outros”, informa o cardiologista Gabriel Dotta. 

Para evitar essas complicações e controlar o quadro de pressão alta em si, é fundamental que o paciente adote o tratamento adequado o mais cedo possível. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, maiores as chances de controle e recuperação. Porém, a hipertensão muitas vezes cursa sem sintomas, o que dificulta o diagnóstico e tratamento precoces. Consultas cardiológicas regulares ajudam nesse sentido.

Principais medidas de tratamento 


O
tratamento da hipertensão consiste na associação de algumas medidas. Primeiramente, é importante que o paciente adote hábitos saudáveis de vida, conforme exposto no portal do Ministério da Saúde. É sugerido manter um peso adequado, mudando hábitos alimentares, se necessário; não abusar no consumo de sal; praticar atividade física regularmente; abandonar o cigarro; moderar o consumo de bebida alcoólica; etc.

Vale ressaltar que esses cuidados são indicados tanto para pacientes já diagnosticados com a doença, quanto para indivíduos que desejam prevenir o problema. Além da abordagem que atua nos fatores de risco controláveis, deve-se apostar no tratamento com uso de medicamentos específicos. O uso destes remédios deve ser diário e constante para que o quadro se mantenha controlado.  

 

Dados do Ministério da Saúde:

https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2080-hipertensao

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Gabriel Dotta

Dr. Gabriel Dotta

Cardiologia

CRM: 172476 / SP

TAGS
cardiovascular
hipertensao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "A hipertensão pode afetar outros órgãos além do coração?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.