A obesidade é uma doença crônica que ameaça sua saúde, podendo provocar diabetes, refluxo gastroesofágico, apneia do sono e aumento do colesterol. Para tratá-la, seu médico pode recomendar o consumo de medicamentos que ajudam a perder peso. No entanto, se não utilizá-los corretamente, você corre o risco de voltar a engordar.
Tratamento da obesidade só deve ser interrompido com aval do médico
De acordo com a endocrinologista Daniele Zaninelli, o reganho de peso é uma situação comum depois da suspensão dos medicamentos do tratamento da obesidade: “Ao emagrecermos, são desencadeadas respostas fisiológicas no sentido de nos fazer recuperar o peso perdido. O papel da medicação é atuar exatamente sobre esses mecanismos, inibindo o apetite ou aumentando a saciedade”.
A suspensão dos remédios leva à perda desses efeitos e você voltará a ingerir mais calorias. “É importante encarar a obesidade como uma doença crônica e, como tal, merece um tratamento responsável e a longo prazo. Quando indicada, a suspensão da medicação deve ser programada e com supervisão médica constante dos resultados”, afirma a profissional.
Ansiedade pelo emagrecimento rápido pode frustrar expectativas do paciente
Um dos motivos que podem te levar a abandonar o tratamento da obesidade é a demora para perceber resultados e até mesmo a espera por uma perda de peso grande demais em pouco tempo. “Definir metas realistas no início do tratamento, evitando falsas expectativas por parte do paciente, pode evitar frustrações e abandono do programa de emagrecimento”, aconselha a especialista.
Para tornar o tratamento com medicações ainda mais eficaz e manter o novo peso, você deve buscar um estilo de vida mais saudável. “Tanto a prevenção do ganho de peso como o tratamento da obesidade devem se basear na mudança de hábitos de vida e no controle da ingesta alimentar”, diz Danielle. Você precisa dar atenção também à qualidade do sono, aos níveis de estresse e à prática de atividade física.
Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876 – www.facebook.com/dradaniele.zaninelli
Foto: Shutterstock