Existem alguns fatores que podem acelerar ou até causar a queda de cabelo. Estresse, doenças autoimunes, infecções, dermatites e, claro, os diversos tipos de calvície são alguns exemplos. Mas, será que o uso de gel e pomadas nos fios é outro motivo? Continue lendo esta matéria para descobrir.
Gel e pomada podem irritar couro cabeludo e causar perda de cabelo
De acordo com a dermatologista Carla Nogueira, o uso de gel e pomadas pode prejudicar a saúde do couro cabeludo e dos fios, levando à perda capilar: “Géis e pomadas podem causar irritação no couro cabeludo, descamação e dermatite de contato. Esses casos podem estar relacionados à queda de cabelo por essas causas”.
Outro problema causado pela aplicação de géis e pomadas é a obstrução dos pequenos buracos por onde saem os fios. É também desses orifícios que saem o sebo e outras substâncias produzidas pelas glândulas sebáceas. Mas, com a obstrução provocada pelo gel e pela pomada, este processo é prejudicado, o que reduz a saúde do cabelo, atrapalha o crescimento dos fios e leva à queda.
O que fazer para evitar a queda de cabelo?
Segundo Dra. Carla, existem algumas atitudes importantes para evitar que a queda dos fios aconteça em um ritmo muito intenso. São elas: “, evitar resíduos de géis, pomadas e produtos que possam causar irritação e manter cuidados que sejam orientados para seu tipo de cabelo”.
A dermatologista ainda recomenda procurar um especialista para averiguar e tratar possíveis carências nutricionais e alterações hormonais, ao notar uma queda de cabelo excessiva. Uma alimentação não adequada, por exemplo, pode atrapalhar a chegada de nutrientes aos fios e prejudicar sua saúde, contribuindo para a perda capilar.
Foto: Getty Images