AchèAchè
    search
    Título

    Quais são os primeiros sintomas da puberdade precoce em meninos?

    Saúde Infantil

    Por

    A puberdade precoce consiste no aparecimento de características sexuais antes do normal (puberdade), ainda na infância. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as manifestações da puberdade precoce se iniciam antes dos oito anos, nas meninas, e antes dos nove anos de idade, nos meninos. Dentre os sintomas percebidos nos garotos, destaca-se o aumento dos testículos.

    Principais sintomas da puberdade precoce em meninos


    Os sinais de puberdade precoce são percebidos quando aparecem mamas e pêlos pubianos antes dos oito anos de idade, nas meninas, e aumento de testículos para volumes puberais e também surgimento de pêlos pubianos antes dos nove anos, nos meninos. Sem essas características é difícil fazer o diagnóstico”, informa a pediatra endocrinologista Fernanda André.

    Ainda segundo informações veiculadas no portal da SBP, é comum que a criança que sofre com puberdade precoce manifeste aceleração do crescimento em altura e ganho de peso. Os meninos também podem apresentar pêlos nas axilas e na face, além de odores diferentes por todo o corpo. Independente do gênero, é importante adotar, o quanto antes, o tratamento adequado para evitar prejuízos à saúde.

    Funcionamento do tratamento medicamentoso


    O
    tratamento da puberdade precoce em meninos e meninas tende a variar de acordo com a causa do problema e com as características específicas de cada caso. Porém, no geral, a base do processo consiste na aplicação de hormônios por meio de injeções com a finalidade de regredir os sintomas de puberdade precoce e retardar seu aparecimento até o momento correto. “A aplicação é por via intramuscular, a cada 28 dias ou trimestralmente”, informa a médica.

    Mais especificamente, a medicação é capaz de inibir a liberação dos hormônios sexuais que provocam os sintomas da puberdade antes da hora. Quanto antes o tratamento medicamentoso for iniciado, maiores as chances de recuperação plena da criança. Nesse sentido, é importante que os pais estejam bastante atentos às mudanças corporais de seus filhos, já que o diagnóstico depende da observação dos sintomas.  

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

    https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes