AchèAchè
    search
    Título

    Por que a puberdade precoce pode causar baixa estatura?

    Distúrbios do Crescimento

    Por

    A puberdade precoce, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é causada pelo aumento antecipado da quantidade de hormônios sexuais circulando pelo sangue. É uma condição que afeta as meninas com menos de 8 anos e os meninos com menos de 9 anos e que tem a baixa estatura como uma de suas principais consequências

    Conheça os sinais e sintomas da puberdade precoce


    “Nas meninas que entram na puberdade em idade muito precoce, ou seja, com menos de 8 anos, o avanço da idade óssea atrapalha o potencial de crescimento”, afirma o endocrinologista Lúcio Vieira. Ao entrar na puberdade, o corpo cresce apenas alguns poucos centímetros porque o organismo entende que os ossos já passaram por todo o processo de crescimento. No entanto, nos casos de puberdade precoce, esse processo é interrompido antes da hora, prejudicando a estatura final. 

    A baixa estatura, no entanto, não é o único sinal ou sintoma de puberdade precoce. A condição também provoca mudanças no comportamento de meninas e meninos, além do aparecimento precoce de pelos e do crescimento dos testículos e do pênis no sexo masculino e da menarca e do aumento das mamas no sexo feminino. 

    É possível evitar a baixa estatura?


    Para impedir que a
    criança diagnosticada com puberdade precoce tenha baixa estatura, é fundamental identificar a causa por trás da condição. “É preciso tratar a causa básica e encaminhar para um especialista, estacionar a maturação sexual, com tratamentos hormonais em casos selecionados e atender aos aspectos socioemocionais”, explica o médico.

    O tratamento escolhido para o problema varia de acordo com a causa. Em alguns casos, por exemplo, são utilizadas injeções mensais com medicamentos que atrasam o desenvolvimento do corpo até a hora certa chegar. Como as mudanças também afetam o aspecto psicológico, o acompanhamento de um psicólogo também é importante. 


    Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):
    https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes