Quando se fala em problemas capilares, é comum logo pensar em calvície, a qual está muito relacionada à genética. Porém, o cabelo pode sofrer de diversas formas e por fatores distintos. A falta de nutrição (ou má nutrição), por exemplo, é um fator muito relevante para a construção de um quadro marcado por fios frágeis, pouco saudáveis, sem brilho e com potencial de crescimento diminuído.
Importância de uma boa nutrição capilar
“Sem os nutrientes adequados, além da eventual queda dos fios, o cabelo pode ficar seco, sem brilho e quebradiço”, afirma a dermatologista Alexandra Bononi. Vale ressaltar que uma boa nutrição capilar contribui para manter o bom funcionamento das estruturas que garantem a saúde dos fios. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a maior parte do cabelo é composta por células cheias de queratina, responsáveis pela força e resistência dos fios.
“Os principais nutrientes para uma boa qualidade de fio de cabelo são proteínas, vitaminas C, A, D e E, antioxidantes, vitaminas do complexo B, biotina, ferro, zinco, selênio, magnésio e silício. Portanto, deve-se apostar em uma alimentação rica nesses oligoelementos, com proteínas de boa qualidade, frutas vermelhas e amarelas/alaranjadas, vegetais verde escuros, amêndoas, cereais, sementes e aveias, visando a saúde dos cabelos”, informa a especialista.
Tratamento medicamentoso
Indivíduos que se alimentam de forma bastante nutritiva, mas que mesmo assim apresentam cabelo pouco saudável, podem e devem buscar ajuda médica para diagnóstico e tratamento. Dependendo do caso, pode ser indicado o uso de medicamentos nutricosméticos, produzidos com o objetivo específico de garantir beleza e saúde aos fios.
Esse tipo de produto é desenvolvido com fórmulas concentradas e ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e compostos bioativos de origem natural. Além disso, conta com tecnologia avançada e respaldo científico para resultados visíveis não apenas em cabelos, mas também em pele e unhas. Tratam-se de remédicos que estimulam o couro cabeludo, nutrindo de forma avançada os fios desde a raiz.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/conheca-os-cabelos/
Foto: Shutterstock