AchèAchè
    search
    Título

    Quais são os hormônios sexuais envolvidos na puberdade?

    Saúde Infantil

    Por

    Puberdade é a fase transitória entre infância e adolescência, marcada pelas primeiras mudanças corporais mais significativas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a puberdade ocorre, nas meninas, entre oito e 13 anos, enquanto nos meninos se dá entre nove e 14 anos de idade. Tais mudanças se devem pela maior ação dos hormônios sexuais masculinos e femininos.  

    Principais hormônios sexuais que atuam na puberdade


    “Na puberdade, ocorre estímulo na produção de testosterona, nos meninos, e de progesterona e estrogênio, nas meninas. Quando esse estímulo ocorre mais cedo que o normal, ou seja, antes dos oito anos nas meninas e antes dos nove nos meninos,
    trata-se de um quadro de puberdade precoce. A etiologia dessa alteração, na maioria dos casos, é idiopática, quando não se sabe a causa de fato”, explica a endocrinologista pediatra Beatriz Fernandes.

    Segundo a especialista, devido ao grande impacto psicológico e estatural provocado, a puberdade precoce deve ser identificada o quanto antes por um pediatra. Este irá, prontamente, encaminhar o paciente ao endocrinologista pediátrico para investigação, acompanhamento e, se necessário, tratamento. Quanto antes diagnóstico e tratamento forem iniciados, maiores as chances de recuperação.  

    “Muito comum na endocrinologia, o desenvolvimento puberal ocorre através de um eixo no qual um hormônio estimula, assim como também bloqueia, a produção de outro hormônio. No caso específico da puberdade precoce central, existe um desbloqueio anterior do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal. Já na puberdade precoce periférica, há secreção de hormônios andrógenos ou estrógenos, o que independe da ativação do eixo”, informa a médica.

    Tratamento da puberdade precoce


    O
    tratamento da puberdade precoce depende das características específicas de cada caso, mas, no geral, se baseia na utilização de medicação injetável aplicada mensalmente. Esta é capaz de retardar a ação dos hormônios sexuais manifestados precocemente, o que permite que a criança se mantenha com características fisiológicas compatíveis com sua faixa etária.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria:

    https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes