search
Título

Não tratar a puberdade precoce pode resultar em complicações graves?

Saúde Infantil

Por Dra. Fernanda André

4 de novembro de 2023

A puberdade precoce consiste no aparecimento das características sexuais antes do normal, quando o indivíduo ainda é uma criança pequena. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sintomas surgem antes dos oito anos de idade nas meninas e antes dos nove nos meninos. Não tratar esta condição específica pode trazer complicações graves, que comprometem a qualidade da vida em suas fases seguintes.  

Complicações decorrentes da puberdade precoce


“A puberdade precoce
pode levar a transtornos de comportamento, psicológicos e maior risco de abuso sexual. Pode comprometer a estatura adulta, além de aumentar o risco de cânceres, como mama e ovário, devido à exposição precoce ao estrogênio”, informa a endocrinologista pediatra Fernanda André. 

Ainda segundo a especialista, o paciente corre também um maior risco de sofrer com problemas como obesidade, pressão alta, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Sendo assim, é fundamental buscar um médico especialista assim que os primeiros sintomas de puberdade precoce forem notados para, caso preciso, iniciar o tratamento cedo, com maiores chances de recuperação. 

Métodos de tratamento


O tratamento contra a puberdade precoce varia de acordo com a causa, mas de modo geral, quando o problema é central (origem no sistema nervoso central), o método indicado consiste na aplicação de medicação injetável. Normalmente, a aplicação é feita mensalmente. Quando a origem do problema é diferente (periférica), o tratamento vai de acordo com a causa específica (hipotireoidismo, exposição exógena a esteróides sexuais, etc.).

Com relação à medicação injetável, mais especificamente, vale ressaltar que sua ação consiste em bloquear o estimulo à secreção dos hormônios sexuais que causam esse quadro de puberdade precoce. Em média, os resultados positivos da ação do remédio começam a aparecer na avaliação clínica e nos exames de sangue realizados três meses após o início da aplicação.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria:

 

https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
Estrogênio
puberdade precoce
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais as principais causas da puberdade precoce?

A puberdade precoce acontece devido a um aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, tanto em meninas quanto nos meninos. Esta situação atípica pode ocorrer pela influência de alguns fatores, mas também pode se manifestar sem que nenhuma causa evidente seja encontrada (neste caso, o quadro é denominado idiopático). Causas e fatores para puberdade precoce […]

Artigos
Cuidados de mãe! Pediatra responde dúvidas que rondam os consultórios médicos

Ser mãe é um gesto de amor e de carinho. Mas para chegar que a esse momento tão especial, surgem diversas dúvidas. Questões como “qual o momento para começar a higiene bucal?” ou “o que fazer quando o bebê não consegue dormir?” são mais comuns do que se imagina. O Especial Mães e Filhos traz informações interessantes […]

Artigos
Como preservar a imunidade dos pequenos no período de volta às aulas?

O período de volta às aulas é sempre preocupante para os pais de crianças, pois o contato com os coleguinhas se apresenta como um obstáculo à imunidade dos pequenos. É bastante comum os alunos apresentarem quadros infecciosos no retorno às aulas, principalmente virais, o que exige dos pais muita atenção e cuidados.   Rotina de hábitos […]

Converse com um dos nossos atendentes