AchèAchè
    search
    Título

    Em quanto tempo o tratamento da puberdade precoce começa a dar resultados?

    Uncategorized

    Por

    Começar o tratamento da puberdade precoce é muito importante para a criança que está desenvolvendo suas características adultas antes da idade adequada. Isso ajuda a evitar problemas psicológicos e uma série de outras complicações. Veja quais são as medidas indicadas para frear a condição e em quanto tempo os resultados aparecem. 

    Efeitos do tratamento da puberdade precoce surgem em poucos meses


    Segundo a endocrinologista pediátrica Fernanda André, o tratamento da
    puberdade precoce depende da origem do problema. Mas, as melhoras não demoram a surgir: “Na avaliação clínica e na avaliação dos exames de sangue feitas três meses após o início da medicação, já esperamos encontrar resultado de resposta ao bloqueio”. 

    Nos casos da puberdade precoce central, em que a origem está no sistema nervoso central, uma medicação injetável aplicada mensalmente é usada. “Esse medicamento bloqueia a liberação dos hormônios que estão provocando o quadro, fazendo com que os sintomas da puberdade precoce regridam”, afirma a médica. 

    Quando a puberdade precoce não é de origem central, ela se caracteriza como periférica, possuindo diversas causas (hipotireoidismo, exposição exógena a esteroides sexuais, tumores em gonadas, dentre outros). O tratamento depende da causa. Nesses casos, o especialista pode recomendar medicações e procedimentos cirúrgicos. 

    Por quanto tempo o tratamento deve ser mantido?


    A duração do tratamento varia. Doutora Fernanda explica sua manutenção nos casos da puberdade precoce central: “O tratamento deve ser mantido até a idade normal para o desenvolvimento sexual e/ou adequação psicossocial ao início da puberdade e até os ossos atingirem a idade máxima de 12 a 12,5 anos nas meninas e 13 a 13,5 anos nos meninos”.


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes