AchèAchè
    search
    Título

    O que é puberdade precoce? Saiba quais são os sintomas!

    Saúde Infantil

    Por

    A puberdade é o período em que o corpo de meninos e meninas passa por uma série de mudanças, se preparando para a fase adulta. No entanto, algumas crianças iniciam esse processo cedo demais, o que recebe o nome de puberdade precoce. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a puberdade que começa antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos é considerada precoce.

    Os sinais e sintomas da puberdade precoce


    “Os sinais e sintomas de puberdade precoce incluem o crescimento rápido de ossos e músculos, mudanças na forma e no tamanho do corpo e o desenvolvimento da capacidade reprodutiva. Os principais sinais em meninas incluem o crescimento mamário e a menarca (primeira menstruação)”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli. Nos meninos, observa-se testículos e pênis aumentados, pelos faciais e engrossamento da voz.

    Já os sinais e sintomas que podem ocorrer tanto em meninos quanto nas meninas incluem o crescimento rápido, o surgimento da acne, de pelos pubianos e axilares e o aumento do odor corporal típico do adulto. O diagnóstico da puberdade precoce é feito com base nos sinais clínicos e em análises sanguíneas que medem os níveis hormonais. Exames de raio x também são uma ferramenta diagnóstica.

    Puberdade precoce tem tratamento?


    De acordo com Dra. Daniele, muitas vezes, a causa da puberdade precoce não é descoberta. “Raramente, certas condições, como infecções, distúrbios hormonais, tumores, anomalias ou lesões cerebrais, podem causar puberdade precoce. Se for o caso, o tratamento dessa condição é necessário para interromper o progresso da puberdade”, explica a médica.

    Por outro lado, as crianças com puberdade precoce central, ou seja, aquela em que não há outra condição médica envolvida, podem ser tratadas com medicação. “Este tratamento, geralmente, inclui uma injeção mensal de um medicamento que atrasa o desenvolvimento. A criança continua a receber este medicamento até atingir a idade normal da puberdade”, informa a endocrinologista. Em média, 16 meses depois de deixar de receber a injeção, o processo de puberdade recomeça.

    Foto: Shutterstock

    Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): http://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes