É preciso deixar de pegar peso durante o tratamento das varizes?


  • +A
  • -A

Apesar do sedentarismo ser um dos principais fatores para o desenvolvimento de varizes, o oposto também pode influenciar a ocorrência do quadro. A prática de atividade física, quando exagerada, contribui para o comprometimento dos vasos dos membros inferiores. Contudo, se exercitar normalmente não gera problemas, pelo contrário, é benéfico para prevenir e tratar varizes.  

“Não é preciso deixar de pegar peso durante o tratamento das varizes, desde que o exercício seja feito de forma moderada, sem exageros. Por outro lado, a prática de atividades físicas intensas, com alta carga e por período prolongado, pode agravar o quadro de varizes e prejudicar o seu tratamento”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

Esforço físico intenso reduz retorno venoso dos membros inferiores


O especialista explica que a atividade de carregar peso ocasiona aumento da pressão intra-abdominal, o que gera redução do retorno venoso dos membros inferiores. Essa pressão feita vem do hábito de prender a respiração ao levantar peso. Como consequência, surgem as varizes, mas, reforçando, somente quando o exercício é muito intenso e exagerado.

“Com os tratamentos modernos e minimamente invasivos para as varizes dos membros inferiores, a recuperação costuma ser rápida e com poucas restrições. Sendo assim, não há mesmo necessidade de realizar repouso ou limitar atividades físicas e carga de peso durante o tratamento das varizes”, ressalta.

Outros hábitos perigosos para quem tem varizes?


Dentre os hábitos que podem aumentar os riscos de complicações em pacientes com varizes dos membros inferiores, o médico destaca: prática de esportes de alto impacto, podendo resultar em traumas locais (risco de varicorragia – sangramento das varizes – e tromboflebite); viagens longas sem o uso de meias de compressão e uso de anticoncepcionais (risco de trombose e tromboflebite).

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "É preciso deixar de pegar peso durante o tratamento das varizes?"

Ines Fernandes

Bom dia. Quero saber se é perigoso fazer cirurgia da varize cortado na virilha.

Ines Fernandes

Gostaria de saber se corre risco de morte na cirurgia de safena nas varizes.

Glaucia

tenho vasos na pernas provocadas por uso de reposição hormonal química, que foi suspensa pela Ginecologista assim que viu. Fiz scan e segundo o angiologista, na época disse que são apenas vasos que não profundos e a safena estava intacta. Mas esta muito feio, são vasos demais. Gostaria de tratar pois me deixa constrangida quando tenho que ir a praia , piscina ou usar bermudas. O tratamento com espuma ajudaria?

zenaide

Fiz uma cirurgia a laser nas duas pernas. Nao precisei tirar a safena. Isso foi em maio. Estou fazendo caminhada , pilates e circuito. Posso fazer musculação ? Aguardo sua resposta.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Zenaide, antes de iniciar qualquer tipo de atividade é imprescindível que você consulte um angiologista para que ele possa te indicar as atividades que possam te auxiliar da melhor forma sem prejudicar a recuperação cirúrgica. Boa sorte na recuperação.

antonio

Tenho marcas na perna oriundas de uma TVP profunda.algum creme ou tratamento para eliminar estas manchas tão feiasDermatite ocre é o nome delas.Grato

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio, somente um angiologista diante dos exames necessários pode te indicar o inicio do tratamento com algum creme, pomada ou até mesmo medicamento. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.