H. Pylori: dor intensa no estômago é um dos sintomas da infecção por essa bactéria

  • +A
  • -A

Helicobacter pylori, também conhecida como H. pylori, é uma bactéria encontrada no estômago de muitas pessoas e que, nelas, costuma não apresentar sintomas. No entanto, quem não a tem pode ser infectado por meio de saliva, fezes ou alimentos contaminados e, assim, sofrer com sintomas incômodos, como uma dor intensa no estômago.

Bactéria causa enjoos e dor no estômago


“O espectro de alterações gástricas provocadas por essa bactéria é variado. A infecção pelo
H. Pylori pode provocar desde uma gastrite leve até a formação de úlceras, em alguns casos”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Quem é infectado pode apresentar ainda arrotos, enjoos, vômitos, perda de apetite e sangramento nas fezes.

Essa bactéria age nos mecanismos de defesa do estômago. Ela enfraquece a barreira mucosa que reveste a parede estomacal, permitindo que o suco gástrico entre em contato com essa parede, causando lesões, como as úlceras, e os outros sintomas. O diagnóstico da infecção é feito por meio de uma endoscopia.

Tratamento da infecção por H. Pylori


Ao ser diagnosticado com a infecção do
H. Pylori, é importante fazer o tratamento corretamente com o uso de antibióticos. Alguns estudos, como uma pesquisa feita pelo Centro Nacional de Câncer da Coreia do Sul, têm associado a proliferação desse ser vivo no estômago ao surgimento de tumores malignos, como linfoma e adenocarcinoma.

Além do uso de antibióticos, o médico também pode indicar medicações para diminuir a acidez do estômago e aliviar os sintomas causados pelo H. Pylori. Frequentemente, mudanças na alimentação também são recomendadas: deve-se evitar alimentos muito temperados e gordurosos, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e frutas ácidas, dando preferência a outros vegetais e carne branca.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "H. Pylori: dor intensa no estômago é um dos sintomas da infecção por essa bactéria"

Antônio Moreto

Vários dias com dor de estômago.tomo omeprazol passa e logo volta

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Antônio. Enviamos um e-mail para ter mais informações sobre os sintomas relatados. Até breve!

Thales Barros

Olá,Estou com problemas gástricos já há 13 dias. Entre grandes privações de sono por dias devido à refluxos, melhoras que me garantiram sonos um pouco mais tranquilos, mais ou menos refluxos ou queimação, mas até agora sem melhora efetiva que resolva de vez os mal estares diários. Gostaria de opinião médica sobre como proceder, ainda mais sem a possibilidade de um atendimento médico ou de um exame de endoscopia em meio ao caos da saúde devido à pandemia. Entre tentativas com omeprazois, lanzoprazois e anti-ácidos, estou considerando o tratamento contra H. Pylori, mesmo sem confirmação do diagnóstico, na ânsia de obter uma melhora

JAIR KREBLICKAS

tenho dor constante no estômago que erradia para as costastomo 80 mg lansoprazol e já fiz tratamento para H.piroly e a dor continuacaso eu diminuo o lansoprazol para 40, ou 60 mg a dor ataca muito forte e são 7 horas de dor no estomago e nas costas, coluna.

Alícia

Ótimo conteúdo! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre um medicamento que auxilia no tratamento de tumores, caso tenha interesse em saber mais: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/acetato-de-octreotida-para-o-tratamento-de-sintomas-relacionados-a-tumores

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.