Endoscopia e colonoscopia são exames que ajudam na investigação de doenças do trato digestório. Eles permitem tratar diversos problemas, visualizar a mucosa e coletar material para análise. É recomendado, antes de sua realização, o uso de medicamentos que eliminem os gases, no intuito de facilitar o procedimento.
Uso de medicamentos na endoscopia e colonoscopia
“Antes da endoscopia digestiva alta recomenda-se o uso da dimeticona ou simeticona, um silicone antiespumante, pois ele reduz a formação de bolhas e espuma e facilita a avaliação adequada da mucosa durante o exame. Na colonoscopia não se usa rotineiramente a dimeticona durante o exame, mas ela pode ser usada depois”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves.
Segundo o médico, não há risco para a realização dos exames sem a medicação, exceto o de alguma lesão pequena não ser observada durante o exame endoscópico. “Exames endoscópicos são considerados muito seguros quando realizados por profissional capacitado, equipamentos adequados e monitorização do paciente”, explica.
Endoscopia e colonoscopia são seguras
O risco de complicações na endoscopia digestiva alta é de menos de 0,5%, com risco de mortalidade muito inferior a isso, na análise do Dr. Stéfano. “As complicações cardiopulmonares da endoscopia, embora raras, geralmente estão associadas à sedação e, principalmente, a pacientes idosos e portadores de doenças cardíacas ou pulmonares. Para esses pacientes, geralmente recomenda-se a realização do exame com a presença de anestesista”.
Apesar de um terço dos pacientes apresentarem sintomas após a realização da colonoscopia, complicações sérias em exames de rotina são muito incomuns. “Ao redor de 0,28%”, afirma Stéfano.
As complicações mais comuns na colonoscopia (hemorragia e perfuração) estão relacionadas à polipectomia, procedimento para retirada de pólipo (uma ‘verruga’) encontrado durante o exame. “Pólipos no intestino grosso podem se tornar malignos com o passar dos anos e são retirados durante a colonoscopia para prevenir o câncer colorretal”.
Foto: Shutterstock