As hemorroidas são dilatações das veias encontradas no canal anal, no ânus e no reto. Trata-se de um problema de saúde também composto por tecidos e fibras elásticas em menores quantidades e que é considerado constrangedor por muitas pessoas, que acabam deixando de procurar atendimento. No entanto, as hemorroidas requerem tratamento médico.
Sangramento não é sintoma exclusivo das hemorroidas
Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, menores serão as complicações e mais eficiente será o tratamento. A atenção a alguns sintomas pode facilitar o auxílio médico. “A presença de sangue nas fezes pode ser um sinal de hemorroidas. O sangramento é bem característico, sendo um vermelho vivo e habitualmente não está misturado às fezes”, explica o coloproctologista Silvio Tarnovschi.
O especialista afirma que a quantidade de sangue pode variar, de acordo com o caso, como traços no papel higiênico ou gotas e até esguichos no vaso sanitário. Entretanto, esse sintoma não é exclusivo das hemorroidas: “Várias patologias do intestino grosso podem causar sangramento, como o câncer do reto ou do cólon.” Merecem destaque também as lesões vasculares, câncer de intestino e os divertículos, bolhas que se formam na parede do intestino.
Hemorroidas provocam coceira e dor
Para que não haja confusão, é preciso, portanto, conhecer outros sintomas das hemorroidas. Além do sangramento, o problema causa também coceira e inchaço na região anal, prolapso, ou seja, a exteriorização das veias, e dor, que surge em momentos de inflamação mais intensa das veias.
Entre as possíveis complicações estão a trombose hemorroidária e a anemia, quando ocorre uma perda excessiva de sangue. Entretanto, os tratamentos atuais estão bastante avançados e costumam ser eficazes. A adoção de hábitos saudáveis, o uso de medicamentos, além de injeções e cirurgia de hemorroida nos casos mais graves podem resolver o problema.
Foto: Shutterstock