É possível aliviar os sintomas dolorosos da endometriose?


  • +A
  • -A

A endometriose é caracterizada pelo crescimento do tecido chamado de endométrio, que reveste o útero, em outras áreas do corpo, mais comumente no peritônio pélvico, nos ovários e bexiga e raramente no pulmão. Uma das maiores queixas em relação ao problema é a dor intensa que as mulheres com a doença sentem.

Medicamentos diminuem sensação de dor causada pela endometriose

 

De acordo com a ginecologista Cláudia Navarro, a doença pode provocar uma série de sintomas diferentes: “As manifestações clínicas da endometriose são variáveis e imprevisíveis. Cólica menstrual, dor pélvica crônica, dor profunda durante a relação sexual e infertilidade estão entre os principais sintomas”, afirma.

Procurar um especialista para iniciar o tratamento da endometriose o quanto antes é imprescindível para aliviar os sintomas dolorosos. “O tratamento deve ser individualizado, considerando-se principalmente o desejo ou não da paciente em engravidar naquele momento. Em relação à dor, o uso de medicamentos específicos ou a suspensão temporária da menstruação são capazes de suprimi-la”, diz a médica.

 

Acupuntura ajuda a diminuir dores da endometriose

 

Junto à medicação, a paciente pode recorrer a medidas não farmacológicas que também ajudam a diminuir os sintomas dolorosos da endometriose. O uso de compressas com água quente, por exemplo, reduz a intensidade das cólicas e da dor na lombar. Técnicas de acupuntura, fisioterapia e eletroestimulação, que ajuda a relaxar os músculos, também dão certo conforto às mulheres.

A intensidade da dor não é a mesma em todas as pacientes, mas nem sempre essa intensidade está relacionada ao grau da doença. “A endometriose pode variar do estágio I ao IV. Temos mulheres com endometriose no estágio I que apresentam sintomas severos, enquanto outras apresentam a doença no estágio IV e não têm nenhum sintoma”, explica Cláudia.

 

Dra. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos é ginecologista e obstetra, com ênfase em Reprodução Assistida, graduada e especializada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). CRM-MG: 21198

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível aliviar os sintomas dolorosos da endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.