Para que servem os medicamentos usados no tratamento da osteoporose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Para que servem os medicamentos usados no tratamento da osteoporose?

A osteoporose é uma doença crônica que afeta a saúde dos ossos. O problema diminui progressivamente a densidade do esqueleto, ou seja, torna os ossos mais porosos e, por isso, mais fracos e quebradiços. Se você foi diagnosticado com a doença, é importante usar corretamente os medicamentos indicados por seu médico, que constituem uma etapa importante do tratamento.

Medicações da osteoporose impedem perda do material ósseo


“Alguns medicamentos diminuem a taxa de reabsorção óssea e outros atuam aumentando a produção de massa óssea. As medicações visam obter o equilíbrio da massa óssea”, afirma o ortopedista e traumatologista Guilherme Falótico. Para chegar a este equilíbrio, é importante impedir que os ossos continuem a perder os materiais de sua composição, assim como estimular sua reconstrução.

Caso você já tenha uma fratura relacionada à osteoporose, a utilização de medicamentos é fundamental para o sucesso do seu tratamento. Segundo o especialista, nos casos mais leves, em que não existe um risco tão grande de fraturas ósseas, uma abordagem não medicamentosa pode ser suficiente. Por isso, é fundamental que você converse com seu médico, que vai apontar o melhor caminho para o tratamento.

Atividades físicas e outros hábitos saudáveis ajudam a combater osteoporose


“Na osteoporose primária, uma mudança no estilo e na alimentação pode ser tentada, especialmente em pacientes mais jovens”, explica o médico. Nesses quadros, você deve praticar atividade física, parar de fumar e de beber, aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio e
se expor à luz solar diariamente para sintetizar a vitamina D.

Por outro lado, na osteoporose secundária, ou seja, aquela causada por outra condição, você precisa tratar a doença de base para controlar a degradação dos ossos. Alguns exemplos são problemas renais, hiperparatireoidismo e a síndrome da má absorção intestinal, que prejudica o aproveitamento do cálcio e da vitamina D pelo corpo.

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Para que servem os medicamentos usados no tratamento da osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.