Verão: caminhadas ao sol podem ajudar no tratamento da osteoporose?

  • +A
  • -A

A osteoporose se caracteriza pela perda de massa mineral dos ossos, com enfraquecimento dos ossos, o que facilita a ocorrência de fraturas. Ocorre em mulheres e homens, de forma geral, pelo envelhecimento. Como se trata de uma doença degenerativa crônica, não tem cura, mas o tratamento ajuda a retardar os efeitos do quadro. O exercício físico e a exposição ao sol são medidas essenciais ao processo de recuperação.

Benefícios da exposição solar e das atividades físicas para quem tem osteoporose


A importância da exposição ao sol para a saúde dos ossos consiste na relação entre dois nutrientes: cálcio e vitamina D. “
O cálcio é um mineral fundamental para manter a estabilidade da massa óssea. Para que esse componente possa ser absorvido no intestino, é indispensável a ação da vitamina D, que, por sua vez, é ativada pelos raios solares”, explica a ginecologista Márcia Maria Dias.

Já as atividades físicas, como a caminhada, são necessárias nesse contexto não apenas para promover o contato com o sol, mas também por conta do mecanismo de tração, que é essencial para a remodelação dos ossos. Contudo, atividades de impacto maior não são recomendadas, pois podem promover fraturas, uma vez que os ossos de pacientes com osteoporose são mais vulneráveis.

Prevenção e tratamento da osteoporose


O papel das caminhadas ao sol é muito mais importante na prevenção do que no tratamento da osteoporose, pois quando a doença já está instalada, serão necessários tratamentos mais específicos. “Mesmo assim, manter o equilíbrio do cálcio no organismo continua sendo importante”, ressalta a médica.

Uma vez que a osteoporose esteja estabelecida, é necessário, além dos tratamentos específicos, um conjunto de medidas para evitar as fraturas. “As duas principais são: manter uma alimentação adequada, rica em cálcio e evitando ganho de peso; e realizar intervenções ambientais para evitar quedas (como o uso de calçados antiderrapantes, uso de óculos, instalação de barras de proteção, troca de pisos escorregadios etc)”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcia Maria Dias

Dra. Marcia Maria Dias

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 50560 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Verão: caminhadas ao sol podem ajudar no tratamento da osteoporose?"

Solange Paiva Espindola

Quais os alimentos rico em cálcio que devemos comer?

Nidia da Costa Venancio

Muito útil a matéria. Tenho osteoporose e pratico exercícios físicos sempre.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.