Fisioterapia e acupuntura podem ajudar no tratamento da osteoartrite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Fisioterapia e acupuntura podem ajudar no tratamento da osteoartrite?

A osteoartrite é uma doença degenerativa que provoca a destruição da cartilagem que protege as articulações, tornando toda a estrutura óssea do corpo sujeita a desgastes e deformações. Fazer o tratamento é essencial para evitar uma piora do quadro. Fisioterapia e a acupuntura são algumas das medidas indicadas.

Fisioterapia e acupuntura melhoram dor causada pela osteoartrite


“O tratamento visa sempre a proteção da articulação. Sabemos que o desgaste é irreversível, então, sempre tentamos manter a cartilagem saudável e protegê-la para que o processo de desgaste não continue. Na
fase aguda e dolorosa, objetivamos a melhora da dor com analgésicos, fisioterapia e acupuntura”, afirma o ortopedista Gustavo Dalla.

De acordo com o especialista, a fisioterapia ajuda a mobilizar a articulação, melhorando a musculatura e dando mais movimentação. “Já a acupuntura é uma importante ferramenta analgésica, diminui muito a dor articular do paciente”, explica o profissional.  

Musculação e hidroginástica ajudam pacientes com osteoartrite


A grande maioria dos casos de osteoartrite pode se beneficiar da prática de fisioterapia e acupuntura, sendo seguras e indicadas para todos os pacientes. No entanto, existem
casos mais graves em que essas abordagens não são suficientes para frear o desgaste articular. Para esses indivíduos, o tratamento cirúrgico deverá ser considerado pelo médico.

Para os casos mais brandos de osteoartrite, existem ainda outras opções de atividades que costumam funcionar no tratamento. “Atividades de baixo impacto, idealmente hidroginástica e pilates, são as melhores. A própria academia, com acompanhamento de um educador físico, também é uma boa opção”, diz Dalla. Exercícios de alongamento e caminhadas também são recomendados.

Dr. Gustavo Dalla Bernardina de Almeida é ortopedista, traumatologista e especialista em joelho, formado pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 11271 – facebook.com/drgustavodalla

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

18 comentários para "Fisioterapia e acupuntura podem ajudar no tratamento da osteoartrite?"

Neuza Andrade

Já tratei meus joelhos das duas formas. Primeiro com Acupuntura. Fiz dez sessões, e após uma semana fiz mais dez sessões. Gostei muito. Melhorei bastante.Ano passado fiz 10 sessões de Fisioterapia.Não achei muita melhora. Tomo remédio anti-inflamatório quando o médico receita. Coloco gelo nos joelhos por 20 minutos. Uso faixa quando tenho que sair à rua. Há 20 anos eu caí em casa, me cuido desde então, principalmente no inverno quando a dor é insuportável. Nunca usei o remédio Artrolive, poderia ser indicado para mim ?Obrigada pela atenção. Neuza Andrade

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neuza, não é indicado utilizar medicamentos sem autorização médica. Converse com o médico que te acompanha para que ele possa te orientar. Abraços.

ALCEBIADES DA SILVA SANTOS FEITAL

Gostaria de receber a revista de ” CUIDADOS PELA VIDA” EM casa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alcebiades, por enquanto a revista é digital e ficará disponível aqui no site do Programa. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Neuza Brazil

Excelente!

CUIDADOS PELA VIDA

Que bom que gostou, Neuza! Fique ligada para receber mais informações como essa. Abraço.

Maria De Fátima Pavan Campos

Tenho artrose no joelho e meu caso é de prótese. Um dos médicos que consultei me falou para parar com atividades. Já outro recomenda exercícios de baixo impacto para fortalecer a musculatura. Caminhada seria indicado, pois não me adaptei ao pilates e hidro não tem próximo à minha casa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria
Converse com seu médico a respeito da hidroginástica e da natação, segundo o Dr.Roberto Ranzini são excelentes exercícios para o verão que vem chegando, segue a matériahttps://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/artrose-quais-exercicios-mais-indicados-verao

Milton Coutinho

Olá…tenho uma hérnia de disco…e faço uso continuo de artolive …e gostaria de saber quais seu benefício…e por quanto tempo e recomendado o seu uso….

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Milton
Somente o médico perante os resultados obtidos com o uso do artrolive vai poder lhe dizer sobre o tempo de uso do mesmo. Abraços

Ana Maria de Andrade Silva

Faço uso do Artrolive, a muitos anos. Inicialmente, usava o medicamento em cápsulas, mas, hoje só uso em sache. É muito menos agressivo ao estômago. Estou muito satisfeita.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Maria, desejamos uma boa sorte no seu tratamento! Abraços.

Nelson Monteiro

Tenho artrose no ombro esquerdo provocado por uma fratura antiga. Minha cartilagem não mais existe. É caso de prótese mas tenho muito receio de operar. Sinceramente não sei o que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nelson, converse com seu médico sobre seu caso. Ele irá te ajudar a tomar a decisão mais benéfica para você. Abraços.

maria julia

Muito esclarecedora esta publicação.Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Que bom que gostou Maria Júlia.

paulette

Tenho 56 anos , ainda trabalho, há um ano nao faço nenhuma atividade fisica. De que maneira posso, minimizar esses danos nos ossos ? Qual alimentação ? E medicação sem prescrição médica, posso tomar?

CUIDADOS PELA VIDA

Paulette mesmo que não seja uma medicação da alopatia, é necessário que seja prescrita por um médico após uma consulta presencial, caso contrário pode se sempre piorar uma situação. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.