AchèAchè
search
Título

Como os analgésicos ajudam a aliviar a dor?

Dores no corpo

Por

19 de outubro de 2023

Uma experiência sensorial e cultural que varia de indivíduo para indivíduo. É assim que o neurologista André Felício define as dores no corpo. Ao longo da história da humanidade, muitos métodos foram desenvolvidos para tentar eliminar, diminuir e controlá-las, por causa do estresse físico e emocional. Entre essas criações estão os medicamentos analgésicos.

Analgésicos dificultam envio de sinais que causam dor


“Os analgésicos normalmente são usados para dores do tipo nociceptiva e reduzem-na atuando em parte do seu mecanismo de ação, como por exemplo, na cascata de liberação das substâncias nociceptivas”, afirma o profissional. A dor nociceptiva é aquela que provoca danos em tecidos do corpo, mas não no sistema nervoso central. Já as substâncias nociceptivas mandam sinais para causar dor quando o organismo está ameaçado.

Atrapalhando a ação dessas substâncias, o indivíduo sente menos ou nenhuma dor. Muitos medicamentos analgésicos também funcionam como antitérmicos, já que segundo Felício, o aumento da temperatura corporal tem etapas que se parecem com o mecanismo da dor nociceptiva. Mas, antes de utilizá-los, é importante consultar um médico e ler a bula, já que existem contraindicações e efeitos colaterais.

Calor e frio ajudam a aliviar a dor


Além da medicação, adotar algumas medidas não farmacológicas também aliviam a dor. Calor e frio funcionam como analgésicos e anestésicos locais. Em alguns casos, posicionar uma bolsa de água quente ou fria sobre a região dolorida pode ajudar a diminuir a dor. O repouso também é fundamental, de acordo com o especialista.

Sentir dor é ‘bom’


Apesar de ser considerada desagradável para a maior parte das pessoas, a dor é um sintoma vital para a preservação do organismo, como explica o neurologista: “Vários estudos demonstram, por exemplo, a significativa menor sobrevida de pacientes com uma síndrome rara de analgesia congênita”, que causa insensibilidade a dores físicas. A dor é, portanto, um mecanismo de alerta para doenças e acidentes que podem prejudicar o organismo.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como evitar lesões após aumentar a carga dos exercícios da academia?

A prática esportiva e de exercícios físicos em geral está associada à ocorrência de lesões, especialmente quando a intensidade é alta. O sobrepeso, o desgaste e a má execução de movimentos são os principais fatores que facilitam as lesões articulares e por isso deve-se ter cuidado na hora de levar o nível do seu treino […]

Artigos
Endometriose profunda: saiba mais sobre essa manifestação grave da doença

A endometriose profunda consiste em uma variação mais severa do quadro, com sintomas mais incômodos que o normal. Mais especificamente, se caracteriza pelo fato dos focos da doença ocuparem um espaço de mais de 5mm na parede de algum órgão no qual tenham se infiltrado. Normalmente, esse número gira em torno de um e dois […]

Artigos
Por que varizes nas pernas são a manifestação mais comum do problema?

As varizes se formam pela deformação de veias, então, em teoria, qualquer local do corpo pode sofrer com varizes. No entanto, na grande maioria das vezes as varizes se manifestam nos membros inferiores, ou seja, nas pernas e pés. Isso se deve a alguns fatores, como a força da gravidade atuando contra o retorno do […]

Converse com um dos nossos atendentes