Qual a relação entre a cartilagem e a movimentação do corpo?


  • +A
  • -A

A cartilagem é um tecido que reveste e protege as articulações de todo o corpo humano, fazendo parte do sistema musculoesquelético. Ela é flexível e elástica, além de ser composta por fibras de colágeno, o que a torna resistente. As cartilagens, junto aos músculos e aos ossos, são extremamente importantes para a movimentação do corpo.  

Cartilagem impede atrito entre os ossos do corpo


“A cartilagem é muito importante porque faz parte da articulação e sua função é protegê-la de uma possível sobrecarga óssea e incapacidade funcional”, afirma a reumatologista Angélica de Carvalho. A cartilagem fica nos espaços entre os ossos, permitindo que eles deslizem sem causar atritos durante a locomoção do corpo no dia a dia.

Sem a presença da cartilagem, a movimentação seria, provavelmente, dolorosa. Algumas práticas esportivas, como o basquete e a corrida, que já impactam bastante os ossos, representariam um risco à saúde dos atletas, principalmente se feitas de forma irregular. No entanto, não é preciso ir muito longe: os simples atos de dobrar um joelho e levantar um braço ficariam comprometidos.

Osteoartrite provoca desgaste da cartilagem


É preciso, portanto, cuidar da saúde da cartilagem, especialmente porque existem problemas capazes de reduzir a qualidade de vida, como
é o caso da osteoartrite. “O desgaste da cartilagem acarreta na sobrecarga dos componentes da articulação, como os ossos, tendões e ligamentos, podendo evoluir para instabilidade articular”, diz a médica.

Para proteger a cartilagem, é fundamental não sobrecarregar as articulações, combatendo a obesidade e o sedentarismo. O fortalecimento dos músculos e a proteção articular são importantes. Em alguns casos, o uso de medicamentos condroprotetores ajuda na melhora dos sintomas e na desaceleração do desgaste da cartilagem.

Dra. Angélica de Carvalho é reumatologista, formada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com residência médica em Reumatologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). CRM-SP: 107623

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Qual a relação entre a cartilagem e a movimentação do corpo?"

Celmir Macacchero

Como podemos combater a osteoporose artrite além de perda de peso e exercici

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Celmir, além da perda de peso e exercícios físicos, a ingestão de cálcio e vitamina D também são consideradas alternativas eficientes para a manutenção de um osso saudável. Abraços.

Ronaldo

Sempre usei Artrolive comprimidos 400 condoitrina 400 glicosamina mas por causa da minha situação financeira ficou muito caro. Tem alguma outra opção mais acessível com a mesma eficácia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ronaldo, sugerimos que antes de trocar de medicação você consulte seu médico. Ele poderá dizer qual a melhor alternativa para contornar seu problema. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.