Artrose: Como os medicamentos condroprotetores agem nas articulações?


  • +A
  • -A
Imagem do post Artrose: Como os medicamentos condroprotetores agem nas articulações?

A artrose é uma doença que promove o desgaste da cartilagem que protege as articulações, estruturas que permitem a movimentação do corpo. Também chamado de osteoartrite e osteoartrose, o problema é resultado do envelhecimento do organismo e pode causar dores e inchaço. Uma das formas de tratamento da artrose é o uso de condroprotetores.

O que são os medicamentos condroprotetores?


“Os condroprotetores são medicações indicadas em casos de artrose. Todos os pacientes podem se beneficiar de sua utilização, alguns casos mais e outros menos”, explica o ortopedista Guilherme Maretti. São compostos de sulfato de glucosamina e condroitina, substâncias encontradas nas articulações.  

“Os condroprotetores auxiliam na produção dos componentes da cartilagem já existentes naturalmente em nosso organismo”, afirma o profissional. Como há um desequilíbrio entre a formação e a degradação da cartilagem, o medicamento é utilizado para reduzir essa destruição, impedindo que a artrose cause deformações articulares e atrapalhe o paciente a seguir sua rotina.

Condroprotetores devem ser utilizados com outras formas de tratamento


No entanto, esse tipo de medicação não deve ser a única forma de combate à artrose. Os condroprotetores devem ser utilizados em conjunto com outras medidas, como perder peso, evitar lesões nas áreas atingidas e evitar também o esforço repetitivo. Fazer sessões de fisioterapia e terapia ocupacional costuma ser muito útil aos pacientes.

Para reduzir a dor e a inflamação, é possível recorrer a medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Mas, quando estas medidas não forem suficientes, o especialista pode indicar injeções de ácido hialurônico e cirurgia, como a substituição da articulação por uma prótese, procedimento conhecido como artroplastia.

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

27 comentários para "Artrose: Como os medicamentos condroprotetores agem nas articulações?"

RITA MARIA GIANVÉCCHIO PIRES

EU GOSTARIA DE SABER COMO OS MEDICAMENTOS CONDROPROTETORES AGEM NAS ARTICULAÇÕES?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rita, os condroprotetores auxiliam na produção dos componentes da cartilagem já existentes naturalmente em nosso organismo. Como há um desequilíbrio entre a formação e a degradação da cartilagem, o medicamento é utilizado para reduzir essa destruição, impedindo que a artrose cause deformações articulares e atrapalhe o paciente a seguir sua rotina. Abraços.

Joyce Oliveira Senna

Eu preciso estou com desequilíbrio nos dois joelho e isso ta mim deixando angustiado desgaste como vc fazer manda uma resposta fiz o tratamento 6 meses glicolive e nada mim interei nesse condoprotetore

Eduardo

Fiz uma consulta e o medico detectou artrose no joelho. Me receitou Glicolive por três meses. Gostaria de saber se pode causar problemas como diabetes, pois o medicamento é muito doce, pelo próprio nome deve ter relação com glicose.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eduardo, os pacientes cadastrados no medicamento Glicolive possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Glicolive. Abraços.

Manuel João de Azevedo Rodrigues

Como todos sabemos Artrose é um processo patológico degenerativo e, como tal NÃO tem cura. Já fiz uzo de GLICOSAMINA CONDROITINA durante 10anos ,não obtendo nenhum resultado satisfátório (comprado nos EUA).Ojeito é convivermos com a dor até onde der ou, emcaso extremo partir para a cirurgia (ARTROPLASTIA).

Eu usei glicosamina e condroitina e reduziu em muito o desconforto. Também passei a usar elevador para não sobrecarregar os joelhos subindo escadas, não pego objetos pesados e emagreci apenas 03 quilos, que já me ajudaram.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Veridiana

Gostaria de saber se existe alguma versão de condroprotetor que não seja exageradamente doce, como o glicolive e artrolive, porque não consigo tomar.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Veridiana, converse com seu médico e verifique com ele qual outro tratamento pode ser utilizado por você. Abraços.

Roberto Gimenez

Faço uso a mais de três anos e a um ano estou fazendo academia com exercícios específico e melhorou muito, antes não conseguia dormir pelas dores, meu problema é no femoral e irradia as dores para o joelho, será que estou no caminho certo em fortalecer a musculatura e se ha algum medicamento que ajuda no fortalecimento muscular.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roberto, que bom que você já conseguiu perceber uma melhora. Quanto ao uso de medicamentos, o ideal é que você verifique com o seu médico se há algo que possa ser utilizado. Abraços.

Elisabeth

O uso da condroitina e glucosamina deve ser constante? Não tem contra indicação?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisabeth, o médico irá determinar a dose e duração do tratamento para cada paciente. Abraços.

Ivelyze Cayres

Faco uso de Artrolive em torno de 12 anos apos uma lesão séria no joelho a qual perdi todo o menisco. Tenho vida normal sem dores ou qualquer incomodo. Com melhoras inclusive nas demais articulações do corpo. Abcs

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ivelyze, ficamos felizes em saber que você conseguiu alcançar uma melhor qualidade de vida após seguir um bom tratamento médico. Abraços.

Irene

A artrose, no meu caso, está nas mãos. Já usei diacereína e artrolive. O que realmente tira dor e também inflamação é acupuntura. Desde que passei a fazer acupuntura uma vez por semana, nunca mais tive mãos inflamadas e doloridas.

Jose Mello

Olá!!! tenho 55 anos e após 15 anos praticando corridas de rua, de vez enquando negligenciando nos alongamentos e mais algum fator genático, desenvolvi uma artrose de quadril. Durante umas das crises, a mais severa, fui parar no PS e somente apos algumas doses de Tramadol injectável consegui sair do quadro de dor, mas graças aos condroproterores, a quase tres anos não tenho mais dores, voltei a praticar esportes, um pouco de musculação para reforço das articulações e troquei a corrida pelo “pedal”, atividades sem impacto. Espero viver mais uns 50 anos longe do fantasma da artroplastia. Abraços e parabéns pelas dicas aqui no CPV.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jose, ficamos felizes em saber que você conseguiu alcançar uma melhor qualidade de vida após seguir um bom tratamento médico. Abraços.

Eliana Peclat Vidal de Souza

Sou portadora de Artrite Reumatóide e faço uso de um biológico chamado Humira 40mg que tbm é conhecido como Adalimumabe 40mg porém me deformou os dedos dos pés causando também um joanete bem severo, devo ter que fazer cirurgia mas confesso que estou com medo Será que posso usar o Artrolive ou Ártico??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliana, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar e prescrever um tratamento adequado para seu caso, exponha para ele seu desejo de utilizar outros medicamentos, para ele verifique se são realmente indicados para o seu caso. Estimamos melhoras.

Dayse Rocha

Olá! Uso Artrolive há anos e obtive sucesso. Agora estou em crise, acho que foi por ficar mais de um mês sem fortalecer os joelhos com musculação. Estou certa?Obrigada pelas importantes informações!

Pedro

Tenho artrose nos dedos dasMãos. Sempre utilizei glicosamina condroitina. Com o lançamento do colágeno UC ll, passei a utilizá-lo percebi que os dois tiveram o mesmo resultado, aliviando um pouco a dor e melhorando os movimentos. Como são considerados suplemento resolvi tomar os dois simultaneamente e tive um resultado excelente quanto a dor e movimento das articulações das mãos. Tem alguma contra indicação está associação?

Dirce

Bom dia. Faço uso de Artrolive há 15 anos. Gostaria que alguém me informasse se, por ser usado há tanto tempo o Artrolive eu possa vir a ter efeitos colaterais em outras cartilagens tais como no externo ou nas vértebras! Agradeço a atenção.

Jairo

Os condoprotores são ótimos, mas custam muito caro.

Rosana

Fui diagnosticada com Artrose no joelho direito a cerca de 10 anos , fiz uso do Artrolive por um bom tempo , tive resultados melhores desde que comecei com Pilates , uma alimentação mais balanceada perdendo um pouco de peso , ou seja atividade física sempre . Ficar parado nos deixa travados .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosana
Exercícios físicos são sempre uma boa alternativa, assim como uma vida mais saudável, só não se pode esquecer de sempre consultar o médico sobre essas praticas. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.