Artrose: Como os medicamentos condroprotetores agem nas articulações?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Guilherme Maretti
- +A
- -A
A artrose é uma doença que promove o desgaste da cartilagem que protege as articulações, estruturas que permitem a movimentação do corpo. Também chamado de osteoartrite e osteoartrose, o problema é resultado do envelhecimento do organismo e pode causar dores e inchaço. Uma das formas de tratamento da artrose é o uso de condroprotetores.
O que são os medicamentos condroprotetores?
“Os condroprotetores são medicações indicadas em casos de artrose. Todos os pacientes podem se beneficiar de sua utilização, alguns casos mais e outros menos”, explica o ortopedista Guilherme Maretti. São compostos de sulfato de glucosamina e condroitina, substâncias encontradas nas articulações.
“Os condroprotetores auxiliam na produção dos componentes da cartilagem já existentes naturalmente em nosso organismo”, afirma o profissional. Como há um desequilíbrio entre a formação e a degradação da cartilagem, o medicamento é utilizado para reduzir essa destruição, impedindo que a artrose cause deformações articulares e atrapalhe o paciente a seguir sua rotina.
Condroprotetores devem ser utilizados com outras formas de tratamento
No entanto, esse tipo de medicação não deve ser a única forma de combate à artrose. Os condroprotetores devem ser utilizados em conjunto com outras medidas, como perder peso, evitar lesões nas áreas atingidas e evitar também o esforço repetitivo. Fazer sessões de fisioterapia e terapia ocupacional costuma ser muito útil aos pacientes.
Para reduzir a dor e a inflamação, é possível recorrer a medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Mas, quando estas medidas não forem suficientes, o especialista pode indicar injeções de ácido hialurônico e cirurgia, como a substituição da articulação por uma prótese, procedimento conhecido como artroplastia.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Guilherme Maretti
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 135610 / SP
- 31 comentários para "Artrose: Como os medicamentos condroprotetores agem nas articulações?"
-
RITA MARIA GIANVÉCCHIO PIRES
EU GOSTARIA DE SABER COMO OS MEDICAMENTOS CONDROPROTETORES AGEM NAS ARTICULAÇÕES?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Rita, os condroprotetores auxiliam na produção dos componentes da cartilagem já existentes naturalmente em nosso organismo. Como há um desequilíbrio entre a formação e a degradação da cartilagem, o medicamento é utilizado para reduzir essa destruição, impedindo que a artrose cause deformações articulares e atrapalhe o paciente a seguir sua rotina. Abraços.
-
Eduardo
Fiz uma consulta e o medico detectou artrose no joelho. Me receitou Glicolive por três meses. Gostaria de saber se pode causar problemas como diabetes, pois o medicamento é muito doce, pelo próprio nome deve ter relação com glicose.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Eduardo, os pacientes cadastrados no medicamento Glicolive possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Glicolive. Abraços.
-
Manuel João de Azevedo Rodrigues
Como todos sabemos Artrose é um processo patológico degenerativo e, como tal NÃO tem cura. Já fiz uzo de GLICOSAMINA CONDROITINA durante 10anos ,não obtendo nenhum resultado satisfátório (comprado nos EUA).Ojeito é convivermos com a dor até onde der ou, emcaso extremo partir para a cirurgia (ARTROPLASTIA).
-
Eu usei glicosamina e condroitina e reduziu em muito o desconforto. Também passei a usar elevador para não sobrecarregar os joelhos subindo escadas, não pego objetos pesados e emagreci apenas 03 quilos, que já me ajudaram.
-
Veridiana
Gostaria de saber se existe alguma versão de condroprotetor que não seja exageradamente doce, como o glicolive e artrolive, porque não consigo tomar.
-
Roberto Gimenez
Faço uso a mais de três anos e a um ano estou fazendo academia com exercícios específico e melhorou muito, antes não conseguia dormir pelas dores, meu problema é no femoral e irradia as dores para o joelho, será que estou no caminho certo em fortalecer a musculatura e se ha algum medicamento que ajuda no fortalecimento muscular.
-
Ivelyze Cayres
Faco uso de Artrolive em torno de 12 anos apos uma lesão séria no joelho a qual perdi todo o menisco. Tenho vida normal sem dores ou qualquer incomodo. Com melhoras inclusive nas demais articulações do corpo. Abcs
-
Jose Mello
Olá!!! tenho 55 anos e após 15 anos praticando corridas de rua, de vez enquando negligenciando nos alongamentos e mais algum fator genático, desenvolvi uma artrose de quadril. Durante umas das crises, a mais severa, fui parar no PS e somente apos algumas doses de Tramadol injectável consegui sair do quadro de dor, mas graças aos condroproterores, a quase tres anos não tenho mais dores, voltei a praticar esportes, um pouco de musculação para reforço das articulações e troquei a corrida pelo “pedal”, atividades sem impacto. Espero viver mais uns 50 anos longe do fantasma da artroplastia. Abraços e parabéns pelas dicas aqui no CPV.
-
Eliana Peclat Vidal de Souza
Sou portadora de Artrite Reumatóide e faço uso de um biológico chamado Humira 40mg que tbm é conhecido como Adalimumabe 40mg porém me deformou os dedos dos pés causando também um joanete bem severo, devo ter que fazer cirurgia mas confesso que estou com medo Será que posso usar o Artrolive ou Ártico??
-
Pedro
Tenho artrose nos dedos dasMãos. Sempre utilizei glicosamina condroitina. Com o lançamento do colágeno UC ll, passei a utilizá-lo percebi que os dois tiveram o mesmo resultado, aliviando um pouco a dor e melhorando os movimentos. Como são considerados suplemento resolvi tomar os dois simultaneamente e tive um resultado excelente quanto a dor e movimento das articulações das mãos. Tem alguma contra indicação está associação?
-
Rosana
Fui diagnosticada com Artrose no joelho direito a cerca de 10 anos , fiz uso do Artrolive por um bom tempo , tive resultados melhores desde que comecei com Pilates , uma alimentação mais balanceada perdendo um pouco de peso , ou seja atividade física sempre . Ficar parado nos deixa travados .
-
Laudinea
Gostei das informações. Já faço uso, com sucesso, da Condroitina e glucosamina.Queria só saber qual dos dois pode ser substituído pelo colágeno. Ficarei feliz com essa informação, a título de esclarecimento de dúvidasMuito obrigada pelas informações sobre artrose.Boa noite
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Laudinea. Ficamos felizes em saber que agradamos. Continue nos acompanhamento para mais matérias como esta. Quanto a sua dúvida, recomendamos que verifique junto ao médico, pois somente através das análises necessárias, que ele será capaz informa-la qual a melhor opção. Até breve.
-
MARTINS
Dr. Guilherme.Acredito que o incômodo, no pescoço, seja osteoartrite, pois, ao ser atendido por um Ortopedista, amigo, Dr. Ricardo Marinho, o mesmo analisou os resultados das ações exercidas pelo pescoço, no momento ( adução e abdução, rotação e movimentos à esquerda e direita ) o mesmo solicitou uma ultrassom e me prescreveu : Arcoxia 90, enquanto chega o resultado do exame. Só vou ter contato com ele na terça-feira.Do seu ponto de vista Guilherme, para ajudar na melhora do incômodo, faria alguma diferença usar : “aplicação de bolsa de gel, quente ; aplicação de gelo ; algum tipo de exercício na área do pescoço ou mesmo, imobilização do pescoço com inflador adequado que suspende o peso da cabeça ?” Um abraço.Martins. Caruaru, PE.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.