O que é artroplastia? Quando a cirurgia é necessária?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem que protege as articulações ósseas, causando dor e inflamaçãoe até limitando a movimentação do corpo no dia a dia. Uma das opções de tratamento para a osteoartrite é a chamada artroplastia. No entanto, o procedimento somente é indicado para casos mais graves.

Artroplastia é recomendada para pacientes com grandes limitações


“A artroplastia nada mais é que a substituição total da articulação por
implantes metálicos ou sintéticos para aliviar as dores causadas pela osteoartrite em condições avançadas”, afirma o ortopedista Gustavo Dalla. O cirurgião remove a cartilagem e o osso danificados pela doença e prende a prótese no local, como quadril ou joelho, seja por pressão ou com o uso de um tipo especial de cimento.

A prótese é escolhida levando em consideração vários aspectos do cotidiano do paciente com osteoartrite. “Com base na idade, no estilo de vida e nas condições da articulação do paciente, existem diversas opções de design de prótese que podemos escolher para que o paciente possa retomar sua vida ativa sem complicações”, diz o médico.

Paciente deve tentar tratamento com remédios antes da artroplastia


Entretanto, é preciso destacar que nem todos os pacientes devem passar pela artroplastia. “A artroplastia é a cirurgia de escolha para o tratamento de osteoartrites avançadas. Ela só é indicada quando todas as possibilidades de
tratamento conservador estão esgotadas e quando a doença evolui para um grau elevado de degeneração”, lembra o ortopedista.

De acordo com Dr. Gustavo, a cautela é necessária porque o procedimento oferece riscos, como infecções, trombose, tromboembolismo, dor residual pós-operatória e anemia pós-operatória. Antes de optar pela artroplastia, é importante tentar o tratamento com remédios, prática de atividades físicas de baixo impacto, fisioterapia e acupuntura.

Dr. Gustavo Dalla Bernardina de Almeida é ortopedista, traumatologista e especialista em joelho, formado pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 11271 – facebook.com/drgustavodalla

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

22 comentários para "O que é artroplastia? Quando a cirurgia é necessária?"

Cesar Viana Figueira

Por enquanto tenho medo de fazer esta cirurgia e estou tomando condroitina, colágeno e ácido hialuronico. Uso sempre bengala/muleta canadense.

Marluce de Oliveira Sousa

Boa noite! Estou com rompimento no braço direito, artrose, bulsite e mais alguma coisa vou fazer cirurgia.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marluce, desejamos sucesso em seu tratamento e recuperação. Abraços.

Susana

Venho em tratamento desde outubro de 2017, sem conseguir vencer as dores e limitações, agora desisti e vou optar pela cirurgia de prótese espero ter tomado a decisão certa. Estou fazendo hidroterapia, fisioterapia e acupuntura tem ajudado mas não resolve essa vai ser mas uma tentativa de resolver a artrose e bursite no quadril.

Jacira

Meus exames de RX (dos joelhos )deu artrose ,o médico passou para fazer uso de colágeno.Tenho dores no joelhos, e faço hidroginástica 3 vezes por semana.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jacira, desejamos uma boa sorte e sucesso no tratamento do seu problema. Abraços.

Rosemary Wanouhy Missirian

Gostaria mais de saber sobre espondilite anquilosante e a osteoporose se as duas tem relações.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosemary, A Espondilite Anquilosante é caracterizada como uma doença reumatológica que se não tratada pode vir a desenvolver uma Osteoartrite no paciente. Enquanto a Osteoporose é o enfraquecimento do osso por falta de estrutura óssea, decorrente de algumas carências. Temos uma matéria que poderá te ajudar a sanar sua dúvida: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/confundir-osteoporose-osteoartrite. Abraços.

David

Usem a canela de velho, procurem por informações na Net sobre esta planta e como tomar o chá das folhas, é um verdadeiro milagre de Deus na natureza com essas plantas. Tenho artrose nos joelhos comprovada por ressonância e melhorei 80 por cento com exercícios e a canela de velho. Somente com exercícios sentia muitas dores, porque sentia principalmente o joelho direito inflamado e o os antinflamatorios não resolviam, depois que passei a usar a canela de velho até voltei a caminhar. Graças a Deus!

LEONYS PEREIRA

Tenho artrose nos joelhos, não posso caminhar muito que logo começa a incomodar, através de leves dores que aumentam de acordo a persistência. Desejo saber se a subcondroplastia é adequada ou a artroplastia, e se são feitas através do SUS??? Enquanto eu não faço um desses procedimentos que tipo de tratamento adequado eu faço??? Obrigado…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leonys, o tratamento pode ser por medicamentos, sessões de fisioterapia, acupuntura, além de hábitos de vida mais saudáveis, que incluem atividades físicas regulares e dietas de emagrecimento. E somente em casos mais graves a Artroplastia é indicada. Recomendamos que você marque uma consulta com um médico especialista para que o mesmo possa traçar a melhor estratégia de tratamento para o seu caso. Abaixo segue o link com uma matéria que poderá te ajudar. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/artroplastia

Edileuma

Tenho artrite nas mãos doía muito passei a fazer uso do açafrão ou corcuma mesma coisa e gelatina incolor e sem sabor não sinto mais dores trabalho na fazenda tiro leite l antes não conseguia nem assinar meu nome o dedo não dobrava

Maria Mercedes Fadini

Tenho osteoartrose nas mãos, tomo artrolive para tentar qu não evolua mais, já não doi tanto mas duas articulações estão muito inchadas e horríveis, principalmente do indicador. Existe uma cirurgia reparadora (estética) ? Obg.

fernando dilson

Tem bastante tempo uso diariamente o ARTROLIVE, mas, há dois meses atras, não mais usei o artrolive, pois, descobrir que o mesmo estava causando manchas avermelhadas pelo corpo, principalmente na bacia, coxas, pernas, etc.Com a suspensão do ARTROLIVE as manchas sumiram, e eu passei a usar o Cloreto de magnesio P.A.Voces tem outra indicação para continuar com o tratamento.Trabalho normalmente, sinto muito poucas dores, dirijo, trabalho com engenharia, tendo que subir, descer, faço de tudo que outro faz, mas, tenho coxaartrose (osteatrite do quadril)..Att.Fernando

Maria Zenilda Paz Correa

Tinha muitas dor na lombar, e também nos joelhos, consegui diminuir muito os medicamentos para a dor usando a canela de velho em capsulas, açafrão , e o gengibre, também faço fisioterapia.

Lilian May Kolb Araújo de Campos Jordão

Faz um ano que fiz a cirurgia! Depois de 10 anos de sofrimento, remédios, fisioterapia, etc, etc, resolvi encarar! Graças a Deus e ao querido Dr. Moisés Cohen e sua equipe, ganhei vida nova!

CUIDADOS PELA VIDA

Lilian, obrigado por compartilhar conosco sua história. Abraços.

Gerusa

Minha mãe 92 anos vinha sofrendo muito com dores joelhos. Médico passou artrolive 3v/dia por 6 meses mas a melhora veio mesmo com luzes infravermelho…ela não não reclama mais de dor…

Pierre Bernstein

Fiz a cirurgia no joelho há 5 anos. Até hoje, apesar de fisioterapia e exercícios não consigo fazer caminhadas e sinto muita dor

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pierre! Tem efetuado o acompanhamento médico com seu ortopedista? Informe estes sintomas a seu médico. Abraços.

juraci paulo

tenho 40 anos e sofro bastante com o probĺemas de artrose e minhas cartilagens acabou tudo gostaria de saber se eu fazer uma viscosuplementação consigo praticar futebol porque e muito atrito entre ossos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Juraci, a prática de exercícios físicos de intensidade moderada faz parte do tratamento da Artrose. Exercícios de alta intensidade devem ser evitados, para não sobrecarregar os locais já comprimidos. É necessário consultar um ortopedista para que a melhor opção de tratamento seja prescrita de forma adequada, e se necessário, prescrever algum suplemento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.