Ao atingir a meia-idade, homens e mulheres devem ficar atentos à osteoartrite, um problema de saúde que pode mudar bastante a rotina, atrapalhando até mesmo as tarefas domésticas. A doença provoca o desgaste da cartilagem que reveste as articulações, especialmente nos joelhos, no fêmur e nas mãos. Um de seus principais sintomas é a inflamação que atinge as articulações.
Osteoartrite causa inflamação e dor nas articulações
“O desgaste das cartilagens articulares leva ao processo inflamatório, que causa dor maior ou menor, dependendo de cada caso. Isso, fatalmente, levará a uma perda de qualidade de vida, com limitação de mobilidade e todas as suas implicações”, afirma o ortopedista e especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros.
Além da inflamação e da dor, a osteoartrite também pode provocar sensação de calor, rangidos e até uma diminuição do arco de movimento da articulação. Nos joelhos, por exemplo, a doença pode impedir que um paciente dobre ou estique as pernas, prejudicando a locomoção do corpo no dia a dia, especialmente na hora de subir ou descer escadas.
Tratamento com medicação diminui sintomas da osteoartrite
Para controlar os principais sintomas da osteoartrite e evitar uma piora da doença, é preciso procurar um médico para iniciar o tratamento. “Podemos instituir tratamentos medicamentosos, basicamente com o uso de anti-inflamatórios não hormonais. Esses medicamentos são razoavelmente eficazes, mas apresentam efeitos colaterais que impedem seu uso por um tempo longo”, explica o profissional.
Outras opções de tratamento incluem os corticosteroides e os remédios compostos por colágeno e sulfato de glucosamina e condroitina. A atividade física também é essencial, como diz Medeiros: “Os exercícios de reforço muscular orientados, de preferência, por um fisioterapeuta, são bastante eficazes e configuram a melhor opção de tratamento conservador”, conclui.
Foto: Shutterstock