search
    Título

    O que é uma inflamação? Como esse processo acontece no organismo?

    Uncategorized

    Por

    A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

    “Trata-se de um processo caracterizado pela ativação de células de defesa (leucócitos), que saem do interior dos vasos sanguíneos juntamente com um líquido (plasma sanguíneo) para iniciar o processo de reparação de células e tecidos”, explica o clínico geral e cardiologista Gabriel Dotta.

    Ação do organismo no combate à inflamação e tipos do problema


    Neste contexto, é importante também a produção de substâncias que aumentam a permeabilidade dos vasos sanguíneos nos locais de inflamação. A partir disso inicia-se um processo químico chamado quimiotaxia, no qual as células do sangue são atraídas para a região da lesão para combater os agentes causadores da inflamação, buscando controlar também possíveis sangramentos.    

    Segundo o médico, a inflamação pode ser aguda ou crônica. Os mecanismos de ambas são muito semelhantes e a principal diferença está no tempo de exposição e na intensidade dos sintomas sentidos. A aguda tem rápida duração, de alguns minutos a poucas semanas, enquanto a crônica persiste por meses e, geralmente, está ligada ao surgimento de doenças crônicas.

    Principais sinais de inflamação


    O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada. Já o inchaço surge pela liberação e acúmulo de líquidos.

    “A dor é o sintoma que mais leva os pacientes a buscar atendimento médico. Ela aparece quando o edema se intensifica pela liberação de substâncias inflamatórias nos tecidos ou há alguma compressão nervosa. Caso o organismo não consiga terminar com o agente agressor, a inflamação pode se tornar descontrolada causando perda de função ou disfunção orgânica”, explica Dotta.

    Garganta inflamada pode causar manchas brancas


    Há ainda outros sinais e sintomas relacionados às inflamações que se desenvolvem em outros locais do corpo. Quando há inflamação na garganta, as glândulas podem ficar inchadas e podem surgir manchas brancas. Esses casos podem ser causados por infecções nas amígdalas e na orofaringe e podem provocar dificuldade para comer e falar. 

    Casos de inflamação do ouvido também são bastante comuns e podem vir acompanhados de dores fortes, febre, falta de apetite e diminuição da audição, segundo a Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

    Como o tratamento da inflamação é feito

    O tratamento varia de acordo com a causa da inflamação, então, antes de tomar algum medicamento, é importante procurar um médico, que pode diagnosticar com precisão a causa. “Existem várias medicações com ação anti-inflamatória, e cada uma tem sua indicação e sua contraindicação. Hoje, temos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) e anti-inflamatórios hormonais (corticóides). Por isso é importante a avaliação médica especializada”, conclui Dotta.


    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes