A rigidez e o inchaço nas articulações, associados à vermelhidão e à sensação de calor, são alguns dos principais sintomas da osteoartrite. A doença reumatológica surge devido à degeneração da cartilagem que reveste as articulações. O problema deve ser tratado e entre os medicamentos indicados para os casos de osteoartrite estão os condroprotetores, que ajudam a proteger a articulações.
Medicamentos condroprotetores retardam piora da osteoartrite
“O mecanismo de ação desses medicamentos se baseia no bloqueio da atividade de degradação da cartilagem causada por determinadas substâncias, como as interleucinas e metaloproteases”, afirma o ortopedista Ciro Veronese. No entanto, antes da prescrição, o médico irá avaliar se este tipo de medicamento é o mais indicado para o quadro.
O profissional explica que, entre os profissionais e estudiosos da área, o efeito dos condroprotetores na reparação da cartilagem perdida ainda é discutida. “Mas, há vários estudos demonstrando melhora dos sintomas e diminuição na progressão da osteoartrite em determinados pacientes, o que explica o poder protetor de cartilagem de tais medicações”, acrescenta.
Controlar peso e fazer musculação também protegem as articulações
Além do uso de medicamentos, os pacientes com osteoartrite devem prestar atenção ao próprio peso se quiserem proteger as articulações. A obesidade e o excesso de peso facilitam o desgaste articular, especialmente no joelho, e podem dificultar o controle da doença. É essencial procurar um nutricionista para reavaliar a alimentação com o objetivo de manter um peso adequado.
Outra forma de perder alguns quilos e ainda manter as articulações protegidas é iniciar a prática de exercícios físicos com aprovação médica e supervisão de um profissional de Educação Física. A musculação de intensidade moderada costuma ser bastante indicada para pacientes com osteoartrite, já que o fortalecimento dos músculos ajuda a proteger as articulações dos impactos do dia a dia.
Foto: Shutterstock