search
Título

Como proteger o joelho dos efeitos da osteoartrite?

Uncategorized

Por

A osteoartrite é a doença reumática mais facilmente encontrada. Ela atinge igualmente homens e mulheres e afeta, principalmente, a cartilagem, as articulações e os ossos das mãos, dos joelhos, da coluna e do fêmur. Ela é mais comum a partir dos 50 anos e pode surgir com o desgaste natural causado pelo envelhecimento do corpo.

Proteção necessária

Como o joelho é uma das áreas do corpo mais atingidas pela doença, é fundamental protegê-lo contras seus efeitos. Isso é possível por meio do fortalecimento muscular: “A melhor joelheira é o bom condicionamento físico com boa musculatura envolvendo a articulação. O controle do peso corporal também é de fundamental importância”, afirma o ortopedista Tulio Pereira Cardoso.

A doença pode causar alguns problemas capazes de atrapalhar a vida de um paciente. “Ela é altamente debilitante, porque provoca dor constante e limitação funcional. O simples fato de andar ou usar escadas se torna quase impossível”, explica o médico. Segundo ele, a osteoartrite é uma das principais causas de afastamento do trabalho.

As causas e sintomas

A osteoartrite costuma ser classificada em primária, quando não é possível esclarecer as causas, e secundária, quando há razões que justifiquem o desenvolvimento da doença. Nos casos primários, a obesidade e a prática de esportes são fatores de risco por contribuírem para o desgaste da cartilagem e das articulações.

Já os casos de osteoartrite secundária surgem por causa de doenças metabólicas, endócrinas e do esqueleto, além de infecções e traumas causados por lesões no dia a dia. Os sintomas se apresentam lentamente, como dores que aparecem e somem e acúmulo de líquido na região.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes