A osteoartrite é uma doença degenerativa que provoca a destruição da cartilagem que protege as articulações, tornando toda a estrutura óssea do corpo sujeita a desgastes e deformações. Fazer o tratamento é essencial para evitar uma piora do quadro. Fisioterapia e a acupuntura são algumas das medidas indicadas.
Fisioterapia e acupuntura melhoram dor causada pela osteoartrite
“O tratamento visa sempre a proteção da articulação. Sabemos que o desgaste é irreversível, então, sempre tentamos manter a cartilagem saudável e protegê-la para que o processo de desgaste não continue. Na fase aguda e dolorosa, objetivamos a melhora da dor com analgésicos, fisioterapia e acupuntura”, afirma o ortopedista Gustavo Dalla.
De acordo com o especialista, a fisioterapia ajuda a mobilizar a articulação, melhorando a musculatura e dando mais movimentação. “Já a acupuntura é uma importante ferramenta analgésica, diminui muito a dor articular do paciente”, explica o profissional.
Musculação e hidroginástica ajudam pacientes com osteoartrite
A grande maioria dos casos de osteoartrite pode se beneficiar da prática de fisioterapia e acupuntura, sendo seguras e indicadas para todos os pacientes. No entanto, existem casos mais graves em que essas abordagens não são suficientes para frear o desgaste articular. Para esses indivíduos, o tratamento cirúrgico deverá ser considerado pelo médico.
Para os casos mais brandos de osteoartrite, existem ainda outras opções de atividades que costumam funcionar no tratamento. “Atividades de baixo impacto, idealmente hidroginástica e pilates, são as melhores. A própria academia, com acompanhamento de um educador físico, também é uma boa opção”, diz Dalla. Exercícios de alongamento e caminhadas também são recomendados.
Foto: Shutterstock