search
    Título

    O que é o leucograma? Entenda os resultados do exame!

    Baixa Imunidade
    Cuidados e Bem-estar

    Por Dra. Rosana Neves

    31 de maio de 2017

    Muita gente não gosta de fazer exames de sangue por causa do medo das agulhas. No entanto, é normal que médicos solicitem esses exames, mesmo com muitas pessoas não sabendo, por exemplo, o que é leucograma, um dos testes importantes para medir a saúde do organismo e que faz parte do exame de sangue, como explica a alergista e imunologista Rosana Neves. 

    Leucograma avalia as células de defesa do corpo


    Enquanto o hemograma é bastante solicitado, até mesmo em uma consulta de rotina, o leucograma geralmente é pedido por um médico em situações mais específicas. “O leucograma, em particular, será solicitado para avaliar processos infecciosos, sejam eles causados por vírus ou bactérias, na suspeita de doenças do sangue, infecções parasitárias ou processos alérgicos”, explica Rosana.

    “O leucograma é um exame de laboratório que avalia a série branca do hemograma, ou seja, avalia a quantidade e a qualidade de leucócitos, as células responsáveis pela defesa do nosso organismo“, afirma a especialista. Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são divididos em grupos, cujas células encontradas em maior quantidade no sangue são os linfócitos e os neutrófilos.

    Resultado do leucograma pode indicar problemas de saúde

     

    O número de leucócitos na corrente sanguínea varia de acordo com a idade do paciente e, claro, com seu estado de saúde. No entanto, é preciso sempre levar o resultado do exame a um profissional qualificado, já que alterações nos leucócitos podem não representar qualquer tipo de doença. Além disso, alguns exames podem trazer também os números de leucócitos em detalhes, citando os valores de neutrófilos e linfócitos.

    Pacientes com números de leucócitos totais abaixo do indicado podem pertencer a um quadro chamado de leucopenia e quadros graves podem favorecer o desenvolvimento de infecções. Por outro lado, a situação oposta recebe o nome de leucocitose e pode significar a manifestação de uma doença no organismo, seja transitória ou crônica.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    imunidade
    sangue
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes