AchèAchè
search
Título

O que é o timo? Saiba mais sobre esse órgão que muita gente nem sabe que existe

Baixa Imunidade
Cuidados e Bem-estar

Por Dra. Roberta Rodrigues da Silva

19 de outubro de 2023

O timo é um órgão localizado na região anterior e superior do tórax, bem próximo do coração. Ele tem um papel fundamental no sistema imunológico, sendo responsável por orquestrar a  produção, maturação e liberação dos linfócitos T (ou células T), grupo de glóbulos brancos (leucócitos) que comandam as defesas do organismo contra agentes invasores que põe em risco a saúde. Quem explica melhor as funções desse órgão é a imunologista Roberta Rodrigues.

Timo promove treinamento dos linfócitos T antes de liberá-los para defender o organismo

“Os linfócitos T são um grupo especial de células de defesa do sistema imunológico responsável pelo combate a infecções e eliminação de células doentes. Trata-se da imunidade celular. A proteção se dá contra infecções (bactérias e vírus) e ocorre também a destruição de células doentes. Dessa forma, evita-se doenças auto imunes e câncer,o que é  fundamental para o equilíbrio e saúde do organismo”, explica a médica.

Segundo a médica, o timo realiza um verdadeiro treinamento para os linfócitos T antes de liberá-los na circulação, fazendo com que aprendam a reconhecer e não atacar as células do próprio organismo. “Só são liberados do timo os linfócitos que demonstraram habilidade para reconhecer e atacar agentes infecciosos, células defeituosas ou agentes estranhos. Os linfócitos que falham são reprovados e destruídos”, afirma a especialista.

Desenvolvimento do timo e doenças que o prejudicam


O timo torna-se ativo já no período fetal e atinge seu auge de operação na infância, por volta dos 12 anos de idade. Com o passar do tempo ele sofre um processo de involução, perdendo tamanho. Seu tecido é substituído por gordura, com redução da produção de linfócitos. Contudo, a quantidade até então produzida costuma ser suficiente para toda a vida, com a imunidade de fato abaixando na velhice.      

“Algumas doenças podem comprometer o timo, como a síndrome DiGeorge e a síndrome de down. Dependendo da doença e do grau de comprometimento do órgão, pode existir um tratamento relacionado diretamente à causa. A atenção ao diagnóstico precoce das doenças do timo já é um grande avanço”, completa a imunologista.

Newsletter
Tags
timo
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
COVID-19: Os idosos têm maior risco de contaminação pelo novo coronavírus?

Nestes últimos dias, você já deve ter ouvido falar da importância de ajudar os idosos na prevenção ao novo coronavírus. Eles fazem parte do principal grupo de risco da infecção causada pelo COVID-19, mas não por terem um risco maior de contaminação. Este risco, na verdade, não é diferente do que é visto em outras faixas […]

Artigos
Intolerância à lactose: por que é tão importante buscar ajuda médica?

A intolerância à lactose é um problema que exige diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico. Só assim será possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. As orientações médicas são fundamentais para que o paciente tome conhecimento dos cuidados diários necessários. A boa adaptação aos novos hábitos na rotina recomendados pelo médico fará toda a […]

Artigos
Quais vitaminas e minerais estão mais associados à imunidade do organismo?

O sistema imunológico é o grande responsável por proteger o corpo de vírus e bactérias causadores de doenças. Segundo o portal Saúde Brasil, vinculado ao Ministério da Saúde, ter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer a imunidade do organismo e, assim, a prevenir essas doenças, visto que o sistema imunológico depende de minerais, vitaminas e aminoácidos específicos […]

Converse com um dos nossos atendentes