search
    Título

    Quais são as doenças oportunistas que atacam quem sofre com baixa imunidade?

    Uncategorized

    Por

    Você fica doente com frequência? E quando fica, costuma demorar muitos dias para se recuperar totalmente? Isso é sinal de que sua imunidade está baixa. Muitas doenças não “perdem tempo” com um organismo fraco e logo “atacam”. Vamos saber um pouco sobre elas como se defender!

    Sinais de baixa imunidade e doenças oportunistas

    Antes de entender um pouco sobre a baixa imunidade, devemos saber que ela pode ter duas origens: primária e secundária. A primária é quando já temos a imunodeficiência desde o nascimento. Já a secundária, é a mais comum, causada pela desnutrição, ingestão de álcool, alguns medicamentos mais fortes ou de uso prolongado (corticoides e imunossupressores), exercícios físicos muito cansativos, fatores hormonais e infecções por alguns vírus, como o HIV.

    Todos esses fatores citados acima causam uma instabilidade no nosso sistema imunológico, que fica desequilibrado. Como consequência, infeccções em repetição e alta vulnerabilidade às doenças oportunistas. “Os patógenos oportunistas podem ser vírus, bactérias, protozoários e fungos. O insucesso no combate a esses patógenos dependerá de como está a defesa do organismo. Pode ocorrer qualquer infecção, desde um simples resfriado, passando por infecção por herpes, amigdalites, pneumonias até infecções muito graves como meningite ou septicemias”, explica e exemplifica a Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

    Organismo forte

    Mas nós podemos fazer a nossa parte para que nosso corpo não seja um alvo fácil para doenças, que insistem em se repetir. “Devemos manter uma alimentação bem equilibrada, evitar a obesidade ou peso abaixo do esperado para idade e altura, realizar atividade física (evitando exercícios extenuantes), dormir bem e o mais difícil, não se estressar”, orienta a médica.

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes