search
    Título

    O que são os glóbulos brancos? Como eles atuam na defesa do organismo?

    Baixa Imunidade
    Cuidados e Bem-estar

    Por Dra. Mariana Gouveia Pereira

    16 de março de 2017

    Os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, são células de defesa que o organismo produz para que o corpo consiga se defender de elementos estranhos que possam representar alguma ameaça, seja ela de vírus ou bactérias. Sendo assim, combatem doenças e males diversos como infecções, alergias e resfriados.  

    Remédios e glóbulos brancos atuam juntos na defesa do organismo

    Há vários tipos de glóbulos brancos (neutrófilos, eosinófilos e linfócitos são alguns deles) e cada um atua de uma maneira na imunidade. “Eles agem no sangue e nos linfonodos (famosas ínguas), mostrando para o corpo quando temos alguma infecção e fazendo parte ativa da imobilização e morte dos agentes infecciosos”, explica a imunologista e alergista Mariana Gouveia Pereira.
    Segundo a médica, os medicamentos utilizados para tratar de complicações no sistema imunológico trabalham junto dos glóbulos brancos. “Os antibióticos matam bactérias e assim ajudam os glóbulos brancos a eliminar esses microrganismos”. Contudo, não há remédios que aumentam a imunidade de um indivíduo saudável. “Os fármacos existentes servem somente para pessoas com alguma doença do sistema imunológico”.

    Imunidade estável depende de quantidade e funcionamento normais dos leucócitos

    Para manter a imunidade estável é preciso que os níveis de leucócitos no organismo estejam normais, portanto estabelece-se uma relação direta entre as duas coisas. “Imunidade baixa significa alguma deficiência permanente ou temporária em algum de seus segmentos. Para termos uma imunidade normal, precisamos ter essas células (glóbulos brancos) em número normal e também funcionando de forma normal”.
    A imunidade é composta por diversos segmentos, os quais interagem e precisam uns dos outros para funcionarem bem. Portanto, quando há algum defeito nos leucócitos, as outras células e substâncias do sistema imunológico conseguem fazer uma parte da defesa. “Mesmo assim, a defesa completa e adequada se dá apenas com todos os componentes presentes em número normal e com boa função”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    glóbulos brancos
    imunidade
    leucócitos
    organismo
    remédios
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes