search
Título

Como funcionam os remédios que estimulam o sistema imunológico?

Uncategorized

Por

Há pessoas que constantemente adoecem e só deixam para se preocupar com a saúde nesses momentos, remediando conforme possível, na tentativa de resolver as complicações. No entanto, o fortalecimento do sistema imunológico é fundamental para se ver livre de doenças oportunistas, que se valem de brechas na defesa do organismo. É possível reforçar essa linha de defesa do corpo?

Como estimular o sistema imunológico?

O sistema imunológico é o responsável pelo combate às infecções, sejam causadas por vírus e bactérias. Alguns medicamentos, chamados imunomoduladores, agem no fortalecimento dessa linha de defesa, deixando os glóbulos brancos (linfócitos) e citoquinas mais eficientes no combate às doenças e reduzindo a quantidade e intensidade das doenças, assim como acelerando o processo de resposta do organismo.

Além dos imunomoduladores, uma dieta rica em nutrientes e um estilo de vida saudável são indicados para um sistema imunológico forte. “Uma vida equilibrada, alimentos saudáveis, evitando enlatados e derivados,  práticas de exercícios físicos, utilização de fonte de vitamina C, exposição ao sol em horários adequados são fatores que estimulam o sistema”, diz Renato Clapp, alergista e imunologista.

Imunidade em baixa: o que acontece?

Quando o sistema imune está debilitado, o indivíduo fica suscetível a complicações no organismo . “O sistema imunológico pouco reativo pode favorecer o surgimento de determinadas patologias no indivíduo, ocasionando o surgimento de sintomas característicos de cada uma delas”, explica Clapp.

É importante lembrar que um sintoma isolado não é necessariamente sinal de uma baixa imunidade, por isso, é importante procurar um médico ao perceber que eles têm sido recorrentes ou persistentes. Em alguns casos, os médicos podem recomendar medicamentos que agem para manter a saúde e equilibrio do sistema imunológico, que se propõem a melhorar a resposta imunológica às infecções, atuando em defesa do organismo.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes